Imagem: Reprodução

Biden e Xi Jinping conversam pela primeira vez ao telefone após posse do presidente dos EUA

Os líderes abordaram o tema coronavírus e opinaram sobre os desafios para combater a pandemia.

Por Guilherme Campbell

Na primeira conversa telefônica entre Biden e Xi Jinping desde que ele assumiu o cargo em 20 de janeiro, o presidente eleito dos Estados Unidos parabenizou o povo chinês pelo Ano Novo Lunar. No mesmo dia, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos formou um grupo de trabalho para revisar sua estratégia para a China.

“O presidente Biden reafirmou suas prioridades para proteger a segurança, prosperidade, saúde e estilo de vida do povo americano e manter a liberdade e a abertura do Indo-Pacífico. O presidente Biden enfatizou comportamentos econômicos coercitivos e injustos contra Pequim. A repressão em Hong Kong, a violação dos direitos humanos em Xinjiang e a preocupação fundamental na região, incluindo ações cada vez mais poderosas contra Taiwan”, declarou a Casa Branca através de um comunicado.

Ainda segundo o comunicado, os líderes abordaram o tema coronavírus e opinaram sobre os desafios para combater a pandemia.

“Os dois líderes também trocaram opiniões sobre os desafios comuns de combater a nova pandemia do vírus da coroa e a segurança sanitária global, mudança climática e prevenção da disseminação de armas. O presidente Biden está comprometido com o avanço do povo americano e nós. Os interesses de nossos aliados são buscar engajamento pragmático e voltado para resultados.”

Durante seus oito anos como vice-presidente de Obama, Biden teve muitos contatos pessoais com Xi Jinping. Quando Xi Jinping visitou os Estados Unidos como vice-presidente da China, Biden o recebeu. Biden afirmou certa vez que passou mais de 25 horas sozinho com Xi Jinping, mais do que qualquer líder estrangeiro.

Depois que Biden tomou posse como presidente em 20 de janeiro, ele fez uma série de ligações com líderes de aliados e parceiros em todo o mundo, mas não havia falado ainda com os líderes da China, a segunda maior economia mundial.

Durante a conferência de imprensa da Casa Branca na segunda-feira (8), o porta-voz da Casa Branca Shaqi também foi questionado por que o presidente Biden falou com muitos líderes mundiais, mas ainda  não havia falado com o presidente chinês Xi Jinping.

Shaqi mencionou que Biden conversou com os líderes do Japão, Coréia do Sul e Austrália. Ela disse que a China “é certamente um tópico importante nessas conversas”.

Ela também acrescentou que Biden também conversou sobre a China durante a ligação com os líderes europeus. “Portanto, nossa estratégia é, naturalmente, nos envolvermos com parceiros e aliados regionais. Faremos essas ligações e contatos primeiro”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também