No mês de outubro comemora-se o Dia das Crianças e para celebrar este dia, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) preparou uma programação divertidíssima para a criançada. Além disso, este mês é destinado também ao Dia Nacional do Livro, ao Dia Mundial dos Animais e ao Dia Nacional da Poesia. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados no setor de Educação do Museu Imperial.

As comemorações começam nos dias 3 e 4, das 14h às 15h, com a contação de história do livro “Animais”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Logo após haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. O livro escolhido é uma adaptação da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela Unesco em janeiro de 1978. As ilustrações foram feitas em materiais biodegradáveis para mostrar também que a relação saudável e de mútuo respeito entre o homem e as outras espécies de animais é necessária e possível.

No dia 5, ainda em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, das 14h às 15h, a história que será contada é a do livro “Elefantes nunca esquecem!”, de Anushka Ravishankar, seguida de oficina criativa para os pequenos. Na história escolhida, a autora utiliza frases pequenas e objetivas para explorar o senso de amizade, respeito e lealdade, quando uma manada de búfalos adota um filhote de elefante e o aceita como membro da família. No decorrer da história, o elefante encontra sua manada novamente e a dúvida de seguir em frente ou ficar com a família de búfalos que o acolheu é uma lição sempre válida; e, além disso, demonstra que os elefantes jamais esquecem algo, ainda mais significando carinho e atenção.

Já nos dias 10 e 11, em comemoração ao Dia das Crianças, das 14h às 15h30, será exibido o filme “Trolls”. O filme é uma hilária aventura que conta a história de um mundo povoado pelos otimistas Trolls, que sempre têm passos de dança nos pés e uma música na ponta da língua. Após a invasão à Vila dos Trolls, Poppy e Tronco partem em uma jornada para resgatar seus amigos. Assim, essa dupla improvável embarca em uma missão de resgate repleta de aventuras e confusões.

Dia 17 e dia 18, a contação de história será às 14h, com o livro “Eu quero ser”, de Tony Ross. Após a leitura, as crianças poderão brincar com jogos, fantoches e explorar os livros da Biblioteca Rocambole. O livro escolhido conta a história de uma menininha que acabou de aprender a usar o penico, e agora ela acha que está virando gente grande, mas ainda não sabe como agir. Cada um fala uma coisa, mas no final ela percebe que precisa decidir isso sozinha.

No dia 19, das 14h às 15h, o livro utilizado será “O tesouro da raposa”, de Ana Maria Machado, seguido de oficina criativa. A simpática Raposa revelou a Mico Maneco que tem um tesouro. Curioso, Maneco faz de tudo para descobrir onde se esconde tanta riqueza.

 

O Dia Nacional do Livro será comemorado nos dias 24 e 25, das 14h às 15h, com a contação de história do livro “O rei de si”, de Tita Weinem. Após a leitura haverá oficina de brinquedo popular com a construção de um baragandão – arco-íris. A contação será realizada pela própria autora e ilustradora Tita Weinem, que, na sequência, conversará com as crianças sobre o processo de construção de um livro, passando pelo texto, construção das imagens, projeto gráfico e publicação.

 

A história é sobre um reinado que estava em confusão. O rei sofria em busca de uma solução, pois o jeito grosso e malvado dele tentar resolver não estava adiantando de nada. Após um pedido misterioso, inicia-se uma bela jornada ao seu coração: uma maravilhosa viagem em busca de se tornar o rei de si mesmo.

No dia 26, das 14h às 15h, ainda em homenagem ao Dia Nacional do Livro, a contação de história será do livro “É um livro”, de Lane Smith. Mais tarde haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. Esta obra retrata o embate entre o livro impresso e o digital e, ao mesmo tempo, realiza uma declaração de amor às páginas de papel em uma era tecnológica que cada vez mais aperfeiçoa os e-books.

A programação se encerra no dia 31, com a hora do conto e oficina criativa das 14h às 15h. O livro abordado será “Poesia na varanda”, de Sonia Junqueira, seguido de oficina criativa para a criançada se divertir. Esta obra apresenta um poema sobre onde se pode encontrar a poesia – na planta que brota, na chuva que cai, numa canção, no céu estrelado, entre outros. Versos que buscam apontar para um possível lugar da poesia.

 

Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do nº 24-22330345 (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h.

 

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

 

SERVIÇOS

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito.