No próximo mês de maio, a Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis, realizará a 3a. Feira de Troca e Doação de livros infantis. Um evento anual voltado principalmente às crianças que, durante todo um dia, participam de diversas atividades ligadas às artes e à leitura. Para tal ocasião, a Biblioteca Livre do Fórum está lançando uma campanha de arrecadação de livros infantis, que podem ser entregues direto no próprio Palácio Itaboraí, localizado à Rua Visconde de Itaboraí, 188, no Valparaíso, em Petrópolis, de segunda à sexta, das 8h30 às 17h. Dependendo da quantidade e havendo impossibilidade da pessoa doadora entregar os livros no ponto de arrecadação, a equipe do Palácio vai buscar. Para tanto, é necessário agendar pelo tel.: (24) 2246-1430.

Algumas dicas para doação dos livros infantis:

  • estarem em bom estado, sem rasuras;

  • serem de histórias infantis e não livros de colorir;

  • aceita-se livros em outras línguas;

O Fórum Itaboraí tem um programa permanente intitulado Leia, Doe e Compartilhe, que opera a partir de caixas com livros de temáticas variadas e para diferentes faixas etárias, distribuídas pelas instalações do Palácio, das quais livros podem ser levados ou outros, doados, livremente. Por esta razão, doações de livros são bem-vindas o ano todo. Caso haja intenção de doar coleções ou quantidades maiores, procurar a Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí. Não são aceitos livros didáticos.

 

Fórum Itaboraí – Fiocruz

Inaugurado em 18 de outubro de 2011, como um programa especial da Presidência da Fiocruz, o Palácio Itaboraí abriga o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde. O Fórum é um espaço permanente de reflexão e geração de ideias, que tem como principal objetivo reunir intelectuais, cientistas, artistas, gestores e usuários de educação e saúde do Brasil e do estrangeiro, para gerar formulações de políticas e práticas tendentes a reduzir as desigualdades sociais na saúde. O Fórum também desenvolve ações comunitárias que permitam pôr em prática atividades inter e transetoriais. Entre essas práticas se destacam: a realização do Diagnóstico Rápido Participativo da situação de saúde em conjunto com o Programa de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde; a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, um projeto que oferece a oportunidade de formação orquestral e profissionalizante a alunos da rede pública de ensino; a Trilha do Arboreto, com o acervo vivo e aberto ao público de plantas medicinais, que visa disseminar e resgatar os conhecimentos de uso dessas ervas, além do projeto do Arranjo Produtivo Local – APL de Plantas Medicinais, uma ação em rede com agricultores e a Secretaria Municipal de Saúde, com vistas à dispensação para o SUS. Incluem-se também: a disponibilização de espaços de estudos com acesso físico e virtual a livros e documentos; atividades de inserção digital e de apoio à capacitação tecnológica para trabalhadores de saúde; a investigação-ação participativa no campo da promoção da saúde; debates culturais, projetos, eventos e exposições de artes e cultura e, mais recentemente, a implantação de um núcleo de formação do Teatro do Oprimido, entre outras.

 

Serviço:
Fórum Itaboraí – Fiocruz
Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso – Petrópolis- RJ
Tel.: (24) 2246-1430
forumitaborai@fiocruz.br
www.forumitaborai.fiocruz.br
www.facebook.com/forumitaborai