Fundamental para melhorar as condições de escoamento da produção rural e facilitar o trânsito de moradores que vivem nestas áreas, o Programa Estradas AgroRJ, do Governo do Estado, abre na próxima semana uma frente de trabalho para recuperar acessos à região do Bonfim, em Correas. “Com isso serão duas equipes trabalhando para melhorar estradas de acesso a áreas rurais na cidade. Teremos uma equipe no Bonfim, outra no Brejal, onde os trabalhos continuam”, explica o secretário de Governo Bernardo Rossi, destacando que “ O Estradas AgroRJ é um programa que soma às demais ações do governador Cláudio Castro para melhorar a infraestrutura para quem vive nas áreas rurais”.
“Nossos agradecimentos ao governador Cláudio Castro, aos nossos secretários de Agricultura e de Governo, Dr. Flávio (Flávio Campos) e Bernardo Rossi e toda equipe de trabalho”, destaca o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrópolis, Henrique Mesquita. As informações sobre a chegada dos equipamentos no Bonfim para início dos trabalhos nos próximos dias, foi passada por Bernardo aos representantes dos produtores rurais e de moradores na noite de quinta-feira (14.9).
“A recuperação das estradas vicinais fortalece as atividades das famílias que tiram da terra o seu sustento. É um trabalho importante para a economia da cidade e para todos nós”, assinala Bernardo. No Bonfim, os trabalhos começam com o uso de uma moto niveladora, uma retroescavadeira e um caminhão.
O Estradas AgroRJ é realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. A inclusão de Petrópolis no programa é resultado de uma indicação apresentada por Bernardo Rossi, enquanto deputado estadual, em março.
“Recuperar as estradas usadas para escoamento da produção agrícola significa diminuímos o custo de manutenção dos caminhões e com isso, também os preços ao consumidor”, destaca o presidente do Sindicatos do Produtores Rurais de Petrópolis, Henrique Mesquita, lembrando ainda a importância da melhoria no dia a dia dos moradores .
“A recuperação das estradas facilita o acesso para um eventual caso de socorro a alguém que passar mal e precise ser removido rapidamente; melhora também a circulação dos veículos de transportes coletivos e escolares. Vai ser bom pra toda população que também terá melhor acesso as áreas rurais, fazendo assim uso do nosso tão sonhado turismo rural”, assinala Henrique Mesquita.
Dados do Sindicato dos Produtores Rurais apontam que Petrópolis tem cerca de 800 produtores distribuídos em nove regiões – cerca de 250 deles com atividades na região do Brejal – que é considerada o berço das produção de orgânicos e deu a Petrópolis em 2018, o titulo de Capital Estadual dos Produtos Orgânicos.
Comentários estão fechados.