Bengala inteligente será o destaque durante a feira SESC – Cidade da Inclusão O evento acontece de 6 a 8 de dezembro, na Arena Carioca 2 – Parque Olímpico, no RJ

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma em cada quatro pessoas do Rio de Janeiro tem algum tipo de deficiência ou algum tipo de mobilidade reduzida, seja motora ou intelectual. Além dos fatores congênitos, acidentes e disfunções, a violência urbana e o elevado percentual de idosos contribuem para manter o índice acima da média nacional. Segundo pesquisa  do Instituto Pereira Passos (IPP) – órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro -, com base no último censo do IBGE cerca de 25 % da população carioca – equivalente a 6,32 milhões de habitantes – estão enquadrados nessa categoria: são mais de 1,5 milhão de pessoas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem 253 milhões de pessoas em todo o mundo com deficiência visual. E para facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência visual e aumentando a independência, a bengala inteligente promove a participação plena na sociedade por meio de três recursos: detecta os obstáculos inesperados no nível da cabeça e do peito avisando o usuário. Ele suporta interação de voz com seu microfone, alto-falante e touchpad. Também pode ser emparelhado com smartphones e, dessa forma, pode obter recursos adicionais por meio de atualizações de software.

“Um exemplo que ilustra os recursos atuais do WeWALK (bengala inteligente) é que os deficientes visuais agora podem obter instruções GPS passo a passo pelo Google Maps e acessar o serviço de assistente de voz Alexa, da Amazon, diretamente via WeWALK”, explica Cleiton de Sousa, coordenador de marketing do Mais Autonomia. O WeWalk já está presente em 27 países, como EUA, Reino Unido, Japão e Alemanha.

Além da bengala, outra tecnologia apresentada serão os óculos que leem textos para pessoas com deficiência visuais ou baixa visão e reconhecem rostos. O aparelho, de tecnologia israelense, tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário que fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio instantaneamente, além de reconhecer rostos e objetos. O dispositivo pode ser financiado em até 60 vezes por linha de crédito do governo federal para tecnologias assistivas.

Uma variedade de atrações artísticas e culturais faz parte deste grande evento para toda a família. Uma das novidades é a realização do Concurso Miss Cadeirante, além da 1ª Edição do Miss & Mister Down – concurso de beleza para modelos com síndrome de down, que fará sua estreia nos palcos da feira.

Destaque especial para o conteúdo técnico preparado para os três dias de evento. Uma grande “Arena do Conhecimento” terá grade de palestras variadas, abordando temas de interesse da pessoa com deficiência, familiares e profissionais do setor, realizado por renomados especialistas.

“Pensamos em tudo para oferecer um pacote completo não só para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e seus familiares, mas para uma imensa parcela da população que tem direito à isenção de impostos na compra do carro 0 Km e não sabe disso. Os visitantes terão todas as informações sobre os benefícios e orientação de como obtê-los de forma gratuita”, fala Denis Deli Alves, um dos idealizadores da SESC – Cidade da Inclusão 2019.

 

O evento SESC – Cidade da Inclusão 2019 é realizado pela revista Universo da Inclusão.

Mais informações e credenciamento: www.universodainclusão.com.br

 

SERVIÇO:

SESC – Cidade da Inclusão 2019

Datas: 06, 07 e 08 de dezembro

Local: Arena Carioca 2 – Parque Olímpico (Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)

(estacionamento gratuito no local)

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.