A aluna Mariana Martins Carvalho, do Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, está se organizando para viver e estudar na Holanda durante dois anos. A jovem, de 16 anos, foi selecionada para cursar o currículo acadêmico pré-universitário do Bacharelado Internacional (International Baccalaureate), equivalente à conclusão do Ensino Médio no Brasil, no colégio UWC (United World Colleges, ou Colégios do Mundo Unido) Maastricht.

Foi por intermédio do irmão, Lucas, que a estudante teve acesso às informações sobre a instituição. Ex-aluno da rede estadual, ele concluiu o Ensino Médio no Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, tendo passado pela experiência de intercâmbio em solo estrangeiro. Hoje, aos 19 anos, Lucas cursa Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Seleção

Após ser aprovada no processo seletivo concorrido, com a participação de mais de 1.400 inscritos, Mariana conquistou uma das 10 vagas de estudos. A notícia de que iria para a Holanda foi uma surpresa, já que o local de estudos é indicado pela própria UWC, presente em 17 países de quatro continentes.

– Holanda sempre foi um país que gostei muito, porque via nos filmes e tudo mais. Achei surreal a ideia de estudar num cenário de filme e com tanta gente diferente – disse a aluna, que está ansiosa com os preparativos para o embarque previsto para o fim de agosto.

A aluna vai residir no próprio campus, na cidade de Maastricht (Mastrique, em português), localizada na divisa com a Bélgica. Junto com colegas de outros países, ela seguirá o programa acadêmico do Bacharelado Internacional, desenvolvido e administrado sob a chancela da organização suíça International Baccalaureate.

Além das disciplinas tradicionais, Mariana também terá acesso a um programa de atividades desportivas, artísticas e de serviços comunitários.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Divulgação