O Bazar 0800, que funciona no Centro de Cidadania de Itaipava, se prepara para atender a demanda de fim de ano. A unidade, voltada para a população de baixo poder aquisitivo, recebe doações de roupas, calçados (adulto e infantil), utensílios, brinquedos, entre outros elementos. Os produtos são disponibilizados gratuitamente aos usuários da rede pública do município. As doações podem ser feitas na sede do bazar que fica na Estrada União e Indústria, 11.860, das 9h às 16h.

Qualquer usuário que possua o Número de Integração Social (NIS), adquirido por meio da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), pode usar o serviço. A partir da apresentação dos documentos, as pessoas podem escolher de 7 a 10 peças por mês. Mensalmente cerca de 70 pessoas recorrem ao bazar em busca de roupas, calçados e demais produtos. “Temos uma procura muito grande das pessoas que são atendidas aqui, mas precisamos estar sempre fazendo a reposição das peças. Para isso contamos com as doações das pessoas”, destaca a chefe do administrativo da Casa da Cidadania, Luciana Lima.

Desde agosto de 2017 o bazar está em funcionamento no local. A doação de roupas pode ser feita na própria unidade. O único critério é que as peças roupas, calçados e demais produtos estejam em boas condições de uso. “Recebemos muitas coisas aqui, mas só ficamos com o que está em bom estado de conservação”, ressalta Luciana, reforçando que as peças passam por vistoria antes de serem colocadas nas estantes.

As peças doadas devem ter condições de aproveitamento e devem ser entregues higienizadas. “Nós não temos como lavar as roupas aqui, então pedimos eu as pessoas que possam, tragam as peças em condições de serem usadas pelos beneficiários”, frisa. A dona de casa Malvina Maria Ramos, 65, mora no bairro de Laginha e tem o hábito de olhar adquirir e doar roupas aos bazares. “Eu sempre faço doações das roupas que eu não uso mais e quando preciso, sempre olho no bazar. Tem muita coisa que pode ser aproveitada”, destaca.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis