Mais de 200 atrações farão parte da programação da 29ª Bauernfest, que começa nesta sexta-feira (22.06) e vai até o dia 1º de julho. A Festa do Colono Alemão vai contar com seis palcos: sendo dois no coração do evento, o Palácio de Cristal; dois no Biergarten, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia); um na Praça da Liberdade; e outro no clube Petropolitano. Eles vão receber apresentações musicais e de dança, teatro, além dos concursos. Desfiles, os Jogos Germânicos, oficinas gastronômicas, recreação infantil e contação de histórias completam a programação.

A Festa do Colono Alemão será aberta com uma solenidade no Palácio de Cristal, às 19h e, logo após, todos os palcos do evento vão contar com atrações simultâneas, assim como deve acontecer durante os 10 dias de festa. Os palcos vão contar com atrações durante todo o dia nos fins de semana, e no período da noite de segunda à quinta-feira.

“Teremos o núcleo da festa, o Palácio de Cristal, com as atrações mais tradicionais, com danças e bandas de música alemã, orquestras. Já no Petropolitano e na Praça da Águia serão atrações mais voltadas para o público jovem, com DJs, bandas com rock alemão, etc. E a Praça da Liberdade vai receber música brasileira, com apresentações que vão do samba ao clássico”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Nesta sexta-feira (22.06), abertura da festa, no palco interno do Palácio de Cristal, que este ano será chamado de Palco Engelberto Seiler, haverá um show com a Banda do Fritz a partir de 20h30. Já o palco que fica nos jardins, o Koblenz, abre com a apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h, e vai até o fim da noite com apresentação de outros grupos de dança típica alemã. Nos jardins do Palácio, durante toda a noite – a partir de 19h – o público vai contar com a performance Hoppeditz – Os Tolos. O Palco Brasil, na Praça da Liberdade, recebe a Bauern Jazz, às 20h30. Já os palcos do Biergarten, na Praça da Águia, vão contar com DJ, a partir de 19h, e o Trio Trebiã, com rock alemão, às 21h. E o Espaço Tanzen, no Petropolitano, terá a Banda Uhul, às 19h30, e DJs Shark e Vitor Ventura a partir de 22h.

Durante os 10 dias de festa, o Palco Engelberto Seiler terá performances teatrais, bandas como a Bauernban, Uhul e Germânica, além de concursos como o do chapéu mais enfeitado, de chope a metro e melhor cuca, entre outras atrações. Já o Palco Koblenz vai receber, principalmente, apresentações de danças de grupos folclóricos de Petrópolis e também de fora da cidade, além das orquestras da Fiocruz e do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que terá participação especial do coral do Colégio Koeler. Os jardins do Palácio ainda terão performances teatrais animando o público.

No Palco Brasil, além da transmissão dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, também haverá diversas atrações de teatro e música, como Coral Municipal de Petrópolis, Felipe Schmitt, Trio Letícia Laranja, Anna Hannickel, Os Pequenos Mozartz, etc. A Praça da Liberdade ainda vai receber recreação infantil, os Jogos Germânicos, no período da manhã, e ainda apresentações musicais no coreto. Já o Biergarten vai contar com bandas e DJs todos os dias. Toda a programação é gratuita. Apenas as atrações que acontecem a partir de 22h no Espaço Tanzen terão cobrança de ingresso, com classificação etária de 18 anos.

Três desfiles também fazem parte da festa. Dois nos domingos, dias 24 de junho e 1º de julho, às 10h, saindo da Rua da Imperatriz. E o Desfile de Luzes, no dia 29 de junho, começando às 19h, na Igreja Luterana, na Rua Ipiranga. Todos terminam no Palácio de Cristal.

No Senac, vizinho do Palácio de Cristal, o público vai poder contar com quatro oficinas culinárias, uma de degustação de cerveja, e ainda oficinas de contação de histórias. Todas gratuitas. As oficinas acontecem de 23 de junho a 1º de julho e as inscrições podem ser feitas por telefone (24 2231-7001) ou na própria unidade. Estão disponíveis oficinas de Schnitzel (Bife à milanesa com salada de batata); de Bretzel – Pretzel (pão tradicional alemão, em forma de nó); de Falscher Hase com kartoffelsalat (Rocambole de carne com salada de batata); além de uma aula de degustação de cerveja. Nos dias 23, 24 e 30 de junho e no dia 1º de julho, sempre às 16h, haverá as oficinas de contação de histórias.

A programação completa estará disponível no site da Bauernfest, no link: https://www.bauernfestpetropolis.com.br/