Entre a programação da 30ª Bauernfest, os desfiles folclóricos ganham lugar de destaque. Nesta edição, que acontece a partir desta sexta-feira (14.06) e vai até o dia 30 de junho, com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christ, serão quatro desfiles no total, sendo dois já neste primeiro fim de semana. No sábado (15), acontece o Desfile de Lanternas, às 19h, e no domingo (16) o desfile com as famílias de descendentes de colonos, às 10h. Ambos acontecem no Centro Histórico e terminam próximo ao Palácio de Cristal – núcleo da festa.

Qualquer pessoa pode participar dos dois desfiles, desde que chegue, no mínimo, com meia hora de antecedência. E no caso do desfile folclórico de domingo também é preciso estar trajado com roupas típicas.

“Os desfiles estão entre os pontos altos da programação e são mais uma homenagem aos descendentes daqueles que ajudaram a colonizar e construir nossa cidade. É muito importante a gente valorizar isso e comemorar a cultura germânica em Petrópolis”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “A participação dos moradores e turistas nos desfiles é muito importante e ajuda a abrilhantar ainda mais os eventos.Contamos com a participação de todos, para desfilar junto ou para assistir”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

O primeiro desfile, das Lanternas, terá concentração às 18h, na Avenida Ipiranga, em frente à Igreja Luterana. O grupo sai 19h em direção à Avenida Koeler e termina dentro do Palácio de Cristal. Serão distribuídas lanternas para os desfilantes. Já no domingo, a concentração será a partir de 9h, na Rua da Imperatriz, em frente ao Museu Imperial. O desfile também passa pela Avenida Koeler e terá dispersão ao final da Roberto Silveira. Participam famílias de colonos, grupos de dança folclórica, a Banda Germânica, entre outros.

Os desfiles também acontecem no último fim de semana da festa, nos dias 29 e 30, nos mesmos horários e mesmos trajetos. A CPTrans dará apoio a todos os desfiles. E durante a passagem deles, as ruas estarão fechadas, mas abrirão em seguida para minimizar os impactos no trânsito.

Fonte: IMCE

Crédito da foto: Edgar Pujol