O samba enredo em homenagem à Petrópolis, criado pela escola de samba Unidos de Vila Isabel, foi uma das atrações que colocou todo público do AgroSerra Imperial para dançar na sexta-feira (12.10), abrindo com chave de ouro a programação do evento que termina nesse domingo (14.10). Além de dançar ao som da Vila Isabel, os visitantes puderam prestigiar um show especial da petropolitana Valentina Francisco e provar os quitutes especialmente fabricados para essa edição por mais de 50 expositores. É a segunda vez que o AgroSerra Imperial ocorre no Palácio de Cristal e a prefeitura apoia o evento através da Turispetro.

Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, o sucesso de público é resultado da aproximação promovida entre os produtores locais e os visitantes, um dos objetivos do evento. “O AgroSerra já se tornou um destaque no calendário de eventos da cidade porque além de mostrar toda a produção de qualidade da área agrícola do município, realizada atrações para toda a família. Nesse ano um dos destaques ficou por conta da bateria da Vila Isabel que encantou o público. Tivemos, mais uma vez, a oportunidade de ver o talento da escola e cantar o samba enredo”, disse.

Quem visitou o AgroSerra pela primeira vez se rendeu ao som da bateria. Foi o caso de Lourdes Sena, que veio de Três Rios para conferir a festa. “Tudo muito lindo, organizado e encantador. Dancei muito, pois sou fã dessa bateria e de Petrópolis. Nesse cenário charmoso que é o Palácio de Cristal e com uma programação tão incrível, seria impossível não se apaixonar pelo AgroSerra”, contou.

O encantamento pelo cenário também atingiu os componentes da Vila Isabel. “A cidade é linda e viemos com muito prazer fazer essa apresentação especial. Estamos nos preparando para levar o nome de Petrópolis para a Sapucaí e fazer história”, disse Joelma Veiga, integrante da Harmonia da escola.

Depois de prestigiar a bateria da Unidos de Vila Isabel, os visitantes do AgroSerra conferiram de perto um show especial da petropolitana Valentina Francisco. “Fiz questão de comemorar o meu aniversário com esse público especial fazendo o que eu mais gosto nessa vida, que é cantar”, disse a cantora para o público que ficou impressionado com a performance da artista ao cantar músicas como “TNT” da banda AC/DJ e “Máscara” da cantora Pitty.

Programação termina no domingo

Os visitantes do AgroSerra podem conferir de perto destaques da produção petropolitana como cervejas e cachaças artesanais, queijos diversos, doces e compotas, legumes e hortaliças orgânicas, artesanato em geral, além da alta gastronomia com opções vegetarianas e veganas.

“Já podemos considerar um sucesso total o evento. O AgroSerra é um movimento de pessoas que se uniram para mostrar tudo o que os pequenos empresários estão realizando na cidade, com foco na economia rural. Nesse ano estamos com um projeto que chama a atenção para o desperdício de alimentos e montamos uma programação interessante com oficinas sobre esse tema. A parceria com a prefeitura é muito bacana e nos proporciona viver esse momento inesquecível. Nesse ano, Educação, Turispetro e Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Agricultura estão envolvidos no evento”.

A expectativa dos expositores é de sucesso de público até o último dia de evento. “Vale a pena participar. Trouxemos cinco tipos de cerveja para mostrar toda a qualidade da cervejaria artesanal da nossa cidade. O tempo ajudou, o feriado também e estamos esperando vender bastante nesses dias”, contou Pedro Troyack, da Tortuga Bier.

Já Cristina Félix, da “Farinha do Bem”, especializada na venda de produtos sem glúten, chama a atenção para atmosfera do Palácio de Cristal. “Aqui nos AgroSerra já nos tornamos uma grande família. As pessoas se divertem, as famílias se encantam e temos a oportunidade de mostrar a receptividade do povo petropolitano. As variedades dos produtos são um charme a mais nesse cenário encantador”.

A programação continua com oficinas e apresentações musicais. No domingo, às 10h30 com oficina de horta urbana com Mudas Katsumoto. Às 12h tem apresentação musical com a Camerata do Projeto Ação Social pela Música do Brasil e às 14h tem workshop de produção de massas artesanais com a Arteculinarista Adriana Marchese. Já as 16h ocorre a apresentação do espetáculo teatral infantil “O Circo de Serafim”, do Grupo de Teatro Circense Andança e às 17h tem apresentação Musical com Daniel Monnerat.