Menos de uma hora após a Comdep promover a remoção de 24 toneladas de entulho no Bataillard, na Mosela, o local já estava sendo alvo novamente do despejo irregular de resíduos ao lado da quadra esportiva. Essa é uma situação frequente que a prefeitura enfrenta no trabalho de limpeza do município. De janeiro a setembro, mais de 51 mil toneladas de entulho foram removidas em toda cidade. Por isso, a população pode e deve ajudar no trabalho de fiscalização para manter a cidade limpa.

A Fiscalização de Posturas mantém um fiscal destacado para fazer o flagrante que atua junto com a Comdep. As denúncias podem ser feitas tanto pelo telefone da Posturas (2246-9042) quanto pelo da Companhia (2292-9500). Quem é pego em flagrante é intimado a fazer a remoção imediata de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos velhos jogados em ruas e calçadas e pode receber multa de R$ 800.

Quem tiver dificuldade em fazer o descarte correto (que é levar o entulho para o aterro de Pedro do Rio, como determina o Código de Posturas) conta com o Disque Entulho, que faz a coleta gratuita de até 20 sacos. O morador pode fazer a solicitação de coleta pelo telefone 2243-7822.