Afro Serra

Banheiros químicos escondem homenagens aos Negros Brasileiros na Praça da Liberdade

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os painéis artísticos que contam parte da história da cidade voltarão a ser mostrados aos moradores e turistas depois do Natal Imperial

Os banheiros químicos instalados em frente aos painéis artísticos que homenageiam os Heróis Negros Brasileiros na Praça da Liberdade tem causado repúdio entre os que lutam pela causa da Cultura Negra em Petrópolis.

O Afro Serra, Movimento de Resistência da Cultura Negra em Petrópolis, alega que os painéis estão “aprisionados” atrás dos banheiros ao invés de serem exibidos para os turistas e frequentadores dos eventos realizados no Natal Imperial.

Os painéis retratam as figuras de Zumbi dos Palmares, Dandara e Tereza de Benguela, e foram pintados na Praça da Liberdade justamento pela representatividade do local para a Comunidade Negra. Foi nesta praça que em 1888 ex-escravos se reuniam para comprar a liberdade dos companheiros ainda mantidos nas senzalas.

Questionado sobre o posicionamento do Afro Serra em relação aos painéis que foram escondidos, o Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE) informou que os banheiros são provisórios e serão retirados após o término do Natal Imperial.

Confira o manifesto enviado pelo Afro Serra para a imprensa:

O Afro Serra, Movimento de Resistência da Cultura Negra em Petrópolis, vem por meio desta nota, expressar seu repúdio em relação à colocação de banheiros químicos a frente dos painéis artísticos situados na Praça da Liberdade, Centro, Petrópolis, RJ, que prestam uma homenagem aos Heróis Negros Brasileiros e retratam as figuras de: Zumbi dos Palmares, Dandara e Tereza de Benguela.

Ironicamente a praça onde acontecem alguns eventos da programação do Natal Imperial, foi denominada Praça da Liberdade em 1888 porque ali os ex-escravos se reuniam para comprar a liberdade dos companheiros ainda mantidos nas senzalas e justamente neste local, símbolo de resistência da luta do povo negro pela liberdade, nossos heróis negros encontram-se aprisionados, desta vez, atrás de banheiros.

A colocação da imagem de nossos heróis negros atrás destes banheiros, demonstra todo o descaso e indiferença do governo municipal pela história de nossos ancestrais.

Por entendermos, ser este ato um desrespeitoso a memória de nossos antepassados, solicitamos ao IMCE, Instituto Municipal de Cultura e Esporte, responsável pelo evento e a Prefeitura Municipal de Petrópolis, a transferência imediata destes banheiros químicos para outro local, dando a nossos heróis a liberdade, dignidade e respeito que merecem.
Aproveitando, solicitamos também a limpeza do Busto de Zumbi dos Palmares, localizado na Praça da Liberdade”.

Crédito da foto: Afro Serra

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.