A Banda da Guarda Municipal do Rio participará de sete desfiles cívicos, que serão realizados em todas as regiões da cidade em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, começando nesta terça-feira, dia 4, na Penha e em Guadalupe, na Zona Norte. Os desfiles são promovidos pelas Regiões Administrativas e costumam contar com a participação da comunidade escolar, envolvendo as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e as unidades escolares locais.

Os eventos sempre são iniciados com o Hino Nacional Brasileiro e, durante o trajeto, a Banda de Música  toca dobrados e marchas militares, como “Fibra de Herói”, “Canção dos Expedicionários” e “Saudades da Minha Terra”, além dos Hinos da Independência e da Bandeira. Em alguns desfiles, devido à extensão do trajeto e ao público presente, também são executadas canções tradicionais da MPB em ritmo de marcha.

Além de promover aproximação e maior interação entre a instituição e a população carioca, a participação da Banda nos desfiles visa também estimular a ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos e fomentar o acesso à cultura e à cidadania.

A Banda da Guarda Municipal também marca presença no tradicional desfile cívico militar de 7 de setembro, no Centro do Rio, junto com as forças militares e de segurança, que já atuam de forma integrada com a instituição, visando a promover da segurança na cidade.

 

Confira a agenda de desfiles:

Dia 04, às 9h – Desfile Cívico na Rua Santa Engrácia, na IAPI da Penha

Dia 04, às 7h – Desfile Cívico na Rua Marcos de Macedo, em Guadalupe

Dia 05, às 8h – Desfile Cívico no Parque Poeta Manoel Bandeira, Cocotá, na Ilha do Governador

Dia 07, às 9h – Desfile Cívico Militar na Avenida Presidente Vargas, no Centro

Dia 11, às 7h30 – Desfile Cívico na Avenida Monsenhor Félix, em Irajá

Dia 14, às 8h- Desfile Cívico na Rua dos Rubis,  em Rocha Miranda

Dia 18, às 8h30 – Desfile Cívico na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão

Fonte: Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Crédito da foto: Divulgação / Ascom GM-Rio