Evandro Mesquita e cia invadem Itaipava neste sábado (07.07) para uma apresentação especial da banda Blitz, dentro da programação da Jugendbauernfest, no Parque Municipal. A partir de 21h, com entrada gratuita, a mistura do rock, o pop, o blues, o eletrônico, as baladas de gaita e violão, as letras bem-sacadas e as guitarras swingadas do grupo levam o público a entrar num caldeirão ainda maior com as tradições germânicas do evento, que é inspirado na Bauernfest – a Festa do Colono Alemão. Com uma pegada jovem, a festa, que traz, ao mesmo tempo, a cultura tradicional dos colonos e atrações da atualidade, foi aberta na noite desta quinta-feira (05.06).

Neste sábado, a programação começa cedo com os Jogos Germânicos às 11h. Em seguida, às 12h, tem a apresentação do sertanejo Lucas Israel, seguido pela Bauernband, às 14h, além de Matheus Garcia e Amanda Santos às 16h. No início da noite, às 18h, um grupo de dança folclórica sobe ao palco, abrindo o grande show da noite, com a banda Blitz. Breno Morais, no sax, e o Dj David terminam a noite a partir de 23h.

Nascida no Circo Voador, no Rio, em 1982, a banda mais aguardada da noite veio de shows improvisados em bares cariocas, mas logo emplacou o sucesso “Você Não Soube Me Amar”, nome do seu primeiro compacto gravado, que no lado B do disco uma voz repetia “nada, nada, nada”.  Em três meses o compacto vendeu 100 mil cópias e aquela canção diferente, meio cantada, meio falada, cheia de swing, gírias e de alegria virou febre. Naquela época, a Blitz já tinha o país aos seus pés. Hoje, com uma formação estável, junta há cerca de sete anos e que já gravou três CDs e dois DVDs, a banda é composta por: Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Cláudia Niemeyer (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).

A Jugendbauernfest continua no domingo (08.07), com atrações culturais, inclusive voltadas para as crianças, além de muita gastronomia e chope. Os destaques ficam por conta do musical “Frozen” e a banda Tokaia.

Bauernband animou abertura da festa

A abertura da Jugendbauernfest, na noite desta quinta-feira (06.07), contou com a animação da Bauernband fazendo o público entrar no clima alemão nos distritos. Barracas com comida típica e muito chope completavam o cenário inspirado na Bauernfest. Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, ver um núcleo da maior festa da cidade chegando aos distritos é uma satisfação. “Estamos muito felizes em conseguir levar, pela primeira vez, uma parte desse evento tão tradicional em Petrópolis para Itaipava. Serão quatro dias de muita cultura alemã, mas mesclando atrações locais e nacionais da atualidade”, frisa ele.

Além de petropolitanos o evento deve atrair também turistas e visitantes que estiverem pela região. Logo na abertura já era possível encontrar público de fora da cidade. A comerciante Patrícia Coelho, por exemplo, que é moradora do Rio de Janeiro, disse ter adorado a festa. “Estou em Petrópolis a trabalho e achei maravilhosa essa festa aqui em Itaipava. Afinal, essa região também é turística”, explica ela, que aproveitou também as delícias alemãs.

As barracas não fogem à gastronomia da Bauernfest. Em Itaipava, também estão sendo vendidos alimentos típicos alemães, como o salsição, a linguiça, o joelho de porco, além de doces, como o strudel – tradicional sobremesa da cultura germânica. E a grande atração da noite, a Bauernband aqueceu a noite fria com animadas e dançantes músicas alemãs, completando o clima germânico. O espaço também conta com área infantil, com diversos brinquedos para dos pequenos.

A abertura da festa também contou com a presença do chefe de gabinete, Renan Campos, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Marcus von Seehausen, entre outros.

Fonte: IMCE