Uma torcida fervorosa e apaixonada pode não só levar um time de futebol adiante como também salvar vidas. A campanha Raça, Amor e Sangue, realizada pelo Banco de Sangue Santa Teresa, é a prova disso. Em sua 13ª edição, esta ação de doação de sangue tem grande apoio da torcida do Flamengo, que veste a camisa novamente para ajudar a salvar vidas em um período de baixa nas doações.

Os primeiros doadores da campanha receberão um brinde exclusivo e temático da campanha, sendo necessário para isso se identificar como participante da campanha na recepção do Banco de Sangue.

De acordo com o captador da unidade, Rodrigo Moreira, a expectativa é de que, nesse período, o número de doadores aumente. “Estamos em um mês de queda nas doações, principalmente devido às baixas temperaturas e às férias escolares. Sempre pudemos contar com o apoio da torcida do Flamengo e tenho certeza de que, novamente, ela não nos decepcionará”, afirma.

Moreira ainda lembra que, diariamente, pacientes são internados nas unidades de emergências precisando de transfusões e, por isso, os hospitais recorrem ao Banco de Sangue. Com esta edição da campanha Raça, Amor e Sangue, segundo ele, a meta é conquistar pelo menos 500 doações.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doa sangue. O ideal seria uma taxa variável entre 3% a 5%. Uma realidade bem diferente do país.

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 700 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.

Veja como é fácil doar   

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.