Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília

Banco de Sangue Santa Teresa pede doações urgentes

Para estimular a doação de sangue nesta semana, os doadores receberão um delicioso panetone, tornando esse gesto mais doce e solidário.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com os estoques em situação crítica, correndo risco de faltar bolsas de sangue para emergências, o Banco de Sangue Santa Teresa faz um apelo à população de Petrópolis e região para que doem sangue ainda nesta semana, até a véspera do feriado de Ano Novo.

“Estamos operando com apenas 35% da nossa capacidade de estoque, ou seja, com um déficit de 65%. É a maior baixa desde o início do ano, que acabou se agravando em razão das festas e dos recessos”, explica Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

Segundo Vinícius, é um quadro muito preocupante, pois justamente neste período aumenta a demanda de situações emergenciais nos hospitais, em que as transfusões de sangue são necessárias.

Para estimular a doação de sangue nesta semana, os doadores receberão um delicioso panetone de Rede Armazém do Grão, tornando esse gesto mais doce e solidário.

Nesta semana, o Banco de Sangue Santa Teresa estará atendendo nos seguintes horários:

28, 29 e 30 de dezembro: das 7h às 18h

31 de dezembro: das 7h às 12h

1º. de janeiro: estará fechado

Novo endereço, com mais conforto e segurança

O Banco de sangue Santa Teresa está atuando em novo endereço, na Rua Dr. Paulo Hervê, 1130, no Bingen, ao lado do Banco Bradesco. A apenas 10 minutos do Hospital, a nova estrutura visa oferecer maior conforto e segurança aos doadores, além de maior rapidez no atendimento.

Conta ainda com estacionamento conveniado gratuito aos doadores no Badia Shopping, também no Bingen. O Banco de Sangue faz um apelo para que toda a população ajude a divulgar a informação do novo local para que esse estado crítico seja rapidamente superado.

Doação de sangue e a Covid-19

Doar sangue é um ato seguro e as pessoas podem se sentir ainda mais confiantes. O Banco de Sangue Santa Teresa conquistou recentemente o selo Covid Free de Excelência, uma certificação concedida a instituições que utilizam boas práticas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

Este certificado garante que os protocolos de segurança exigidos internacionalmente para conter a disseminação do vírus sejam cumpridos no local.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

❗ Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

Serviço:

Banco de Sangue Santa Teresa

Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen

Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355

Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.