Banco de Sangue Santa Teresa ganha novo endereço em Petrópolis

A nova unidade funciona todos os dias, inclusive, aos domingos e feriados, das 7h às 18h.

O Banco de Sangue Santa Teresa ganhou um novo espaço para receber os doadores de sangue, em Petrópolis. O novo local está instalado na Rua Doutor Paulo Hervé, n° 1.130, no Bingen. A unidade funciona todos os dias, inclusive, aos domingos e feriados, das 7h às 18h. Qualquer informação pode ser adquirida através dos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.

Para manter os estoques saudáveis, é necessária uma média diária de 80 doações. O sangue coletado pode ajudar a salvar até quatro vidas, de pacientes tanto do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto da rede particular

No Banco de Sangue Santa Teresa não há motivos de receio para fazer a doação de sangue, pois, a unidade possui dependências próprias. Dessa forma, os doadores possuem acesso e atendimento exclusivo. Além disso, a instituição reforçou várias medidas de segurança, como:

  • Agendamento de doadores para evitar horários com grandes aglomerações;
  • Maior distanciamento entre as cadeiras de espera na recepção e na sala de doação;
  • Assepsia dos colaboradores, doadores, equipamentos e área física com álcool gel 70% em todas as etapas do processo de doação;
  • Utilização de materiais e insumos estéreis e descartáveis.

Quem pode doar

Doar é simples, rápido e seguro. Aos que quiserem ajudar a mudar essa realidade, basta estar em boas condições de saúde e pesar, no mínimo, 50 quilos. Não é necessário estar em jejum e é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing, precisa aguardar 12 meses após o procedimento. Já para quem colocou piercing na língua ou na região genitália, precisa aguardar 12 meses após a retirada. Para endoscopia ou processos endoscópicos, são necessários seis meses.

Também é importante ressaltar que o doador não pode doar em casos de gripe ou resfriado nos últimos 30 dias, caso tenha Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS, e em casos de diabetes em uso de medicações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também