Banco de Sangue de Petrópolis se une à campanha nacional do Dia do Doador de Sangue

A ação, que é inédita, vai até o dia 28 e tem como objetivo ressaltar a importância do gesto.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os bancos hospitalares de sangue passam por um desabastecimento, durante a pandemia, que preocupa. Em algumas regiões do Brasil houve queda de até 50% no número de doações. Para tentar mudar esse quadro, no Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira (25), hemocentros de vários estados do Brasil se uniram na campanha “Somos todos do mesmo sangue”. A ação, que é inédita, vai até o dia 28 e tem como objetivo ressaltar a importância do gesto.


Cada hemocentro vai desenvolver ações locais para agradecer e incentivar os doadores de sangue. Em Petrópolis o Banco de Sangue de Santa Teresa, responsável por atender três hospitais credenciados da cidade e região, promove ao longo do mês a Campanha “Vem doar”, homenageando os doadores com mensagens de agradecimento veiculadas nas redes sociais e distribuindo camisetas de brindes. Além disso, entre os dias 25 e 28 de novembro, a unidade oferecerá um café da manhã especial aos doadores, seguindo todos os cuidados e higienização necessários contra o coronavírus.


Para doar, basta pesar acima de 50 KG e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto, estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Deve ainda estar bem nutrido e não ter consumido alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.


Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.


O Banco de Sangue do HST funciona na Rua Doutor Paulo Hervé, 1130, Bingen. A unidade funciona diariamente, das 07h às 18h; incluindo finais de semana e feriados.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.