Banco de Sangue de Petrópolis faz alerta para as doações de sangue

O Banco de Sangue Santa Teresa está enfrenta um déficit de 45%, podendo se acentuar ainda mais nos próximos dias e chegar a 60%.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

No momento em que o país vive a maior crise sanitária de sua história, em razão do coronavírus, os bancos de sangue de todo o país estão sofrendo com a falta de doadores.

A situação se agravou nas últimas semanas no Banco de Sangue Santa Teresa, na cidade de Petrópolis, com a fase vermelha da pandemia, registrando uma queda considerável no volume das doações. Atualmente, os estoques sanguíneos da instituição enfrentam um déficit de 45%, podendo se acentuar ainda mais nos próximos dias e chegar a 60%.

“É preciso que as pessoas se lembrem o tempo todo que a doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitais, inclusive dos que estão em tratamento pela Covid-19”, diz Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

O ato da doação de sangue não oferece riscos de contaminação pelo coronavírus, informa o líder de captação. “As estruturas dos locais de doação estão adequadas e preparadas para receber os doadores. As precauções de contágio devem ser mantidas, mas o ato solidário não pode parar. Uma única doação salva até quatro vidas”, ressalta Vinícius.

Para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos, são necessárias 100 doações diárias. Com os casos de Covid-19, a situação faz as doações se tornarem ainda mais urgentes.

Vale ressaltar que o Banco de Sangue Santa Teresa segue rigorosamente todos os protocolos contra a Covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.

Recentemente, a instituição mudou de endereço e passou a atender na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco, a apenas 10 minutos antigo endereço, com uma estrutura bem mais ampla, em um ambiente extra hospitalar, exclusivo para doadores. Atende diariamente, das 7h às 18h, incluindo finais de semana e feriados.

O Banco de Sangue Santa Teresa está oferecendo transporte gratuito aos seus doadores, até 20 de março. O veículo itinerante sai às segundas, quintas e sábados, às 8h, 10h, 12h30 e 15h, do Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina, da antiga Rodoviária, em frente à Igreja do Rosário, no centro da cidade.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

❗ Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

Serviço:

Banco de Sangue Santa Teresa

Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen

Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo finais de semana e feriados.

Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Fonte: Divulgação

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.