Banco de Sangue celebra Dia Nacional do Doador de Sangue Campanha Novembro Vem Doar acontece até o dia 30 deste mês; intuito é chamar a atenção da sociedade para a importância do gesto solidário

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de estimular a doação de sangue, no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Devido à proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e feriados prolongados, o mês foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nas instituições de hemoterapia do Brasil.

Para sensibilizar a população, durante o mês de novembro, o Banco de Sangue Santa Teresa, realiza a ‘Campanha Novembro Vem Doar’. Com o tema “Quem doa sangue, não deixa a história acabar”, a ação reforça a importância do gesto, já que a doação é um ato de solidariedade que auxilia outras pessoas a terem novas perspectivas de saúde.

“Se uma única doação de sangue salva até quatro pessoas, muitas histórias se multiplicam e se prolongam com esse gesto solidário e de amor. É isso que o Banco de Sangue pretende estimular com a campanha”, afirma Rodrigo Moreira, líder de captação dos Bancos de Sangue.

Em comemoração ao mês, os doadores que participarem da campanha serão presenteados com um calendário exclusivo. “A ideia do presente é para que eles não se esqueçam da importância da doação, bem como lembrem-se que, por meio do seu ato generoso, é possível dar um novo dia, uma nova semana e uma nova vida aos pacientes”, completa Moreira.

 

Dia Nacional do Doador de Sangue

Foi estabelecido por meio do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo então presidente Castello Branco, que definiu o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a dia oficial do Doador de Sangue no Brasil.

 

Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

 

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso.

 

Serviço:

Banco de Sangue Santa Teresa

Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen – Petrópolis
Dentro do Hospital Santa Teresa – Térreo
Horário: qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h
Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.
Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.