Balanço da Operação Oriente em Pouso Alegre: R$1,5 milhão em mercadorias irregulares foram apreendidas

Grande parte das mercadorias apreendidas são provenientes da Ásia Oriental.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Receita Federal em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais realizou hoje uma nova apreensão de mercadorias importadas de forma irregular no comércio de Pouso Alegre. Com essa apreensão, o valor estimado de produtos apreendidos até o momento ultrapassou R$1.500.000 de reais.

O chefe da Divisão de Repressão da Receita Federal em Minas Gerais, Leonardo Guimarães Martins explica que “essa operação é realizada após estudos das equipes de inteligência da Receita Federal e da PMMG, que agem amparadas por denúncias de comércio irregular de mercadorias. A comercialização de produtos importados que entraram no país sem o devido recolhimento de impostos prejudica toda a população, uma vez que é dos impostos que vêm os recursos que financiam a saúde, a educação, o saneamento básico. O papel da Receita Federal é fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias para o desenvolvimento do país e para o bem comum”. 

As mercadorias importadas irregularmente são brinquedos, equipamentos eletrônicos, bijuterias, artigos de vestuário, acessórios, entre outros. A menos que apresentem as notas fiscais relativas aos produtos, os comerciantes responsáveis perderão as mercadorias. Posteriormente, essas apreensões podem ser doadas para órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos ou podem ir a leilão, revertendo recursos para o financiamento das políticas públicas. 

A Operação foi denominada de “Oriente” tendo em vista que grande parte das mercadorias apreendidas são provenientes da Ásia Oriental. Trata-se de uma operação contínua que começou em Poços de Caldas, no final de 2019 e está em desenvolvimento em Pouso Alegre desde o dia 16 de junho, com ações no comércio, Correios e em centros de distribuição de plataformas de comércio on-line. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.