A Rua 11, atrás do bloco 13, no Castelo São Manuel (onde há prédios doados pela prefeitura), é mais uma das vias da cidade que está abandonada pelos órgãos públicos. Moradores dizem que a Rua não tem asfalto, está sem iluminação e sem capina.

Foi nesta rua que na noite deste domingo (25) Policiais do 26º Batalhão de Polícia Militar (PM) prenderam cinco homens que tentaram assassinar um policial e sequestraram um homem.

Moradores correlacionam a violência com a falta de iluminação na rua. “O que houve ontem é fruto da impunidade, o local é mt escuro! Onde os tiros foram disparadas é na mesma rua só que mais pra baixo“, diz a moradora que nos enviou as fotos que ilustra muito bem o estado precário da via.

Fizemos contato com a Prefeitura de Petrópolis (no dia 13/02), relatando o estado em que a rua se encontra e recebemos a resposta no dia 15/02, informando que “as equipes regionais da Secretaria de Obras e da Comdep, em Itaipava, vão incluir o Castelo São Manoel na programação de serviços para receber manutenção viária e capina, respectivamente“. Já se passaram 10 dias e ainda não foi feito nenhuma ação para melhoria do estado da via.

Sobre a iluminação pública, a Prefeitura disse que “o Castelo São Manoel teve 84 pontos de luz acessos no segundo semestre do ano passado. O serviço de manutenção da rede de iluminação pública será feito agora pela empresa Vitorialuz. O Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) vai apresentar os pedidos e gerar novas ordens de serviço para serem cumpridas pela empresa no bairro, incluindo a Rua 11“.

A Prefeitura pede ainda que “os moradores podem apresentar solicitações para manutenção pelos telefones 0800-024-1000 ou 2233-8165, ou ainda pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), clicando no ícone de iluminação pública, que fica na lista à direita”.