A atriz Berta Zemel ao lado do ator Leonardo Miggionrin em cena do filme O Casamento de Romeu e Julieta - Imagem: Reprodução / TV Globo

Atriz Berta Zemel morre aos 86 anos

Berta ficou conhecida por dar aulas a atores e ajudá-los no aperfeiçoamento da profissão.

Morreu na noite de quinta-feira (25) a atriz Berta Zemel. Ela estava internada no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e não resistiu a uma broncopneumonia. Além de atriz, Berta ficou conhecida por dar aulas a atores e ajudá-los no aperfeiçoamento da profissão.

Berta começou a carreira na TV nos anos 1950, no Grande Teatro Tupi. Um de seus principais trabalhos na teledramaturgia foi na novela Vitória Bonelli (1972), em que interpretou a protagonista, mãe do personagem de Tony Ramos.

Ela ainda atuou em produções como As Gaivotas (Tupi, 1979), Jogo de Amor (SBT, 1985) e Malhação (Globo, 1997). Sua última participação numa novela foi em Água na Boca, da Band, em 2008.

No teatro, sob a direção de Alberto D’Aversa, recebeu o Prêmio Saci, em 1960, pela interpretação da filha muda da peça Mãe Coragem, de Brecht. Com O Milagre de Anne Sullivan, de Helen Keller, em 1967, recebeu o Prêmio Moliére. Por sua atuação em Anjo Duro, monólogo sobre Nise da Silveira que marcou seu retorno como atriz mais de duas décadas depois de uma ruptura radical, ela ganhou o APCA.

Filha de imigrantes poloneses que chegaram ao Brasil no final dos anos 1920, Bertha Zemelmacher nasceu no dia 6 de agosto de 1934. Adotou o nome mais curto, Berta Zemel, quando saiu da Escola de Arte Dramática em 1956 e foi trabalhar no Teatro Bela Vista com Sérgio Cardoso. Foi ele quem sugeriu que ela simplificasse seu nome.

Antes disso, Berta trabalhou em escritório, fez datilografia e contabilidade, como mandava o figurino na época – e era coisa comum na casa de famílias como a dela, com pouco dinheiro e problemas de saúde. Tinha 15 anos e precisava do salário, mas odiou a experiência.

O corpo de Berta foi enterrado na última sexta (26), num cemitério na zona sul de São Paulo, cidade onde ela nasceu.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também