Atletas aprovam etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Contando mais de 700 inscritos, a etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) foi aprovada pelos atletas que vieram de 12 Estados do país para competirem no município. Foram disputadas 31 categorias – entre amadoras e profissionais – movimentando a economia da cidade, contando com a presença de mais de 5 mil pessoas no Vale do Cuiabá durante os dois dias de evento. Inédita em Petrópolis, a prova abriu o calendário nacional e contou com o apoio da prefeitura, que acredita no potencial da modalidade em trazer turistas para o município e investe desde o início da gestão no fomento a esse esporte.

“Petrópolis tem grande potencial para receber eventos esportivos. A presença de grandes atletas do Mountain Bike é uma comprovação disso. Estamos continuamente trabalhando pelo fomento à modalidade na cidade, abrindo espaço também para os atletas do nosso município. É um grande orgulho abrir o calendário nacional de MTB, recebendo uma prova desse porte”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Os amantes do Mountain Bike foram ao delírio com o dono da casa, Henrique Avancini, que venceu a categoria Super Elite masculina no tipo Short Track (XCC) e também no Cross-Country Olímpico (XCO). A atleta Jaqueline Mourão também se destacou, vencendo entre as mulheres também nas duas modalidades. Os dois somaram 60 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) com a prova de XCO que é classificada como Classe 3 pela instituição.

Além da Super Elite, atletas sub-15, 17, 60, 65, Over 65 e PNE pedalaram no circuito que levou o nome de Henrique Avancini. Enquanto isso, na pista de Test Ride, os novatos da mirim também sentiram a emoção do Mountain Bike. O evento deu sequência no percurso principal com a sub-40, 45, 50, 55. A categoria Júnior Masculina e Feminina, Sub-30 e 35 também apertaram o pedal antes da largada da categoria principal. O resultado completo está no site oficial do evento (www.cimtb.com.br).

Márcio Ravelli, atleta natural de Itu (SP) e que já foi 12 vezes campeão brasileiro, foi só elogios para a etapa em Petrópolis. Ele destacou a beleza da cidade e a qualidade do percurso. “O pessoal está de parabéns pela organização. A cidade é muito acolhedora, esse local respira mountain bike. O público é maravilhoso e foi bastante receptivo. Espero mais competições aqui em Petrópolis”, disse Márcio, vencedor na categoria sub-50.

Kilder de Melo, atleta de Ouro Preto (MG), destacou que o percurso em Petrópolis exige bastante dos atletas. “O local é muito montanhoso e exige muita técnica de todos os atletas. São grandes pilotos que criaram o espaço, a gente acaba se superando para conquistar os resultados. É interessante que o município celeiros de grandes atletas receba eventos assim”, disse Kilder, que conquistou o título na sub-40.

Petrópolis foi escolhida para abrir a temporada da CIMTB, aproveitando o bom momento e a força do nome do atleta brasileiro para impulsionar os fãs e aumentar o número de apoiadores. “Também estamos trabalhando em parceria com o Henrique Avancini em outros projetos, para que cada vez mais os petropolitanos estejam inseridos no mountain bike. Vamos incentivar ainda mais a modalidade”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

“Eventos como esse apresentam o potencial de Petrópolis para as mais diversas modalidades esportivas. Esse tipo de campeonato movimenta também o turismo, com a vinda dos atletas de fora. E ainda estamos na terra no campeão mundial, o que torna de Petrópolis uma referência”, acrescentou o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

A próxima etapa da CIMTB acontece na cidade de Araxá (MG) entre os dias 25 e 28 de abril. Ainda neste ano, a Copa Internacional será realizada em Ouro Preto (MG) e em Congonhas (MG).

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.