Ativista intelectual Patricia Hill Collins vem ao Brasil para evento literário Professora participa da Festa Literária Internacional de Cachoeira que acontece no mês de outubro, na Bahia

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma das principais autoras intelectuais da atualidade sobre questões de classe, raça e gênero, a socióloga norte-americana, feminista, professora da Universidade de Maryland, Patricia Hill Collins será uma das participantes da 8ª edição da Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira), que acontecerá de 11 a 14 de outubro, na histórica cidade de Cachoeira, localizada a 120 km da capital baiana.

Essa será a primeira vez que a autora participa de um evento literário no Brasil. A socióloga, uma das mais influentes feministas negras da contemporaneidade, participa da mesa intitulada “Onde vivem as personagens que nos representam” que terá a participação da filósofa e feminista brasileira Djamila Ribeiro, que promoverão um debate interessante e bastante enriquecedor sobre as teses defendidas pelas autoras. A mesa está programada para ocorrer no sábado (13), a partir das 17h.

Em 2018, a Flica promoverá debates que buscam abordar as questões da negritude, especialmente da mulher negra, e também sobre a literatura negra, sociologia, filosofia e influência das redes sociais, entre outros. A festa é pioneira em homenagear autores vivos, e, este ano, a escolhida é a escritora mineira Conceição Evaristo, uma grande referência na atual produção afrodescendente no país. Pela primeira vez na história do evento, há a presença da mulher negra em todos os dias, com a contista cachoeirana Aidil Araújo Lima na quinta, a poeta Ryane Leão na sexta, as já mencionadas Patricia Hill Colins, Djamila Ribeiro e Conceição Evaristo no sábado, e o evento Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, com o Coletivo Zeferinas e as atrações Florentina Souza e Manuela Barbosa, encerrando a festa literárias no domingo.

A curadoria das Mesas Literárias da Flica é do escritor, jornalista e fotógrafo baiano Tom Correia, e o evento tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia e BNDES, e realização da Prefeitura Municipal de Cachoeira, Caixa e Governo Federal,  Icontent, Cali e Ministério da Cultura.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.