Cerca de 150 pessoas participaram das atividades esportivas e de lazer do Festival das Comunidades realizado no último sábado (06.10) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. Para as crianças e os adolescentes, aconteceram jogos de basquete, handebol, futsal e brincadeiras, como pique e pega e passar a bola. Os adultos queimaram calorias em uma animada aula de dança, que durou quase duas horas. No final da programação, todos receberam medalhas como forma de incentivar a prática esportiva.

A quadra poliesportiva do CIE foi dividida pela metade para que fossem realizados jogos para os adolescentes em um lado e para as crianças no outro. As atividades aconteceram no modelo de festival, sem que houvesse uma equipe campeã no final do evento. O programa é uma das ações da prefeitura na promoção de atividades esportivas e de lazer nas comunidades da cidade, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a população.

“O programa é uma recomendação do prefeito Bernardo Rossi, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a população. Precisamos estimular as crianças e adolescentes a praticarem mais atividades físicas, para que isso se torne rotina na vida deles. O CIE é um espaço para os moradores do Caxambu e da população de toda a cidade, sendo usado o fomento ao esporte no município”, explica o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

A aula de dança aconteceu no mezanino e contou com variados estilos musicais, como samba, funk e pagode. Entre os benefícios para a saúde, estão a melhora da coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade. Também proporciona a sensação de bem-estar durante a prática do exercício, melhorando o humor e a autoestima. Ivone dos Santos, 51 anos, disse que a prática ‘e uma recomendação médica.

“Os exames mostraram que preciso ser mais ativa. Nada melhor do que fazer isso perto da minha casa. É importante que a população abrace o CIE, cuide, já que só vai trazer benefícios para o nosso bairro”, comentou Ivone.

Mais de mil pessoas já participaram do Festival das Comunidades, que já foi realizado em oito nove: Comunidade do Alemão, São Sebastião, João de Deus, Oswaldo Cruz, Chácara Flora, Gaspar Gonçalves, Boa Vista, Alberto de Oliveira e Caxambu. O programa faz parte do conjunto de ações que a prefeitura realiza junto a Superintendência de Esportes e Lazer com o objetivo de fomentar a prática de esportes nos bairros da cidade.

O governo municipal mantém também diversas modalidades esportivas nos Postos de Saúde da Família (PSF), nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais, além de apoiar os projetos sociais que existem na cidade. Criado no ano passado, o Agita Petrópolis atende 13 bairros com atividades esportivas e de lazer para todas as idades.

“Somando todas as atividades oferecidas de maneira gratuita pela prefeitura, mais de cinco mil pessoas são beneficiadas. A ideia é que a população entenda os benefícios da prática esportiva e que se torne um hábito na vida das pessoas”, completa Hingo.

Vagas abertas para a população em 12 modalidades no CIE

São 12 modalidades esportivas gratuitas para a população, todas com vagas abertas para novos alunos no CIE. Para as crianças e os adolescentes, são oferecidas aulas gratuitas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3×3, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica e alongamento as segundas, terças, quintas e sextas, a partir das 18h30.

Os interessados em participar das atividades esportivas oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.