Atividades esportivas e de lazer reúnem cerca de 150 pessoas no CIE do Caxambu

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Cerca de 150 pessoas participaram das atividades esportivas e de lazer do Festival das Comunidades realizado no último sábado (06.10) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. Para as crianças e os adolescentes, aconteceram jogos de basquete, handebol, futsal e brincadeiras, como pique e pega e passar a bola. Os adultos queimaram calorias em uma animada aula de dança, que durou quase duas horas. No final da programação, todos receberam medalhas como forma de incentivar a prática esportiva.

A quadra poliesportiva do CIE foi dividida pela metade para que fossem realizados jogos para os adolescentes em um lado e para as crianças no outro. As atividades aconteceram no modelo de festival, sem que houvesse uma equipe campeã no final do evento. O programa é uma das ações da prefeitura na promoção de atividades esportivas e de lazer nas comunidades da cidade, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a população.

“O programa é uma recomendação do prefeito Bernardo Rossi, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a população. Precisamos estimular as crianças e adolescentes a praticarem mais atividades físicas, para que isso se torne rotina na vida deles. O CIE é um espaço para os moradores do Caxambu e da população de toda a cidade, sendo usado o fomento ao esporte no município”, explica o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

A aula de dança aconteceu no mezanino e contou com variados estilos musicais, como samba, funk e pagode. Entre os benefícios para a saúde, estão a melhora da coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade. Também proporciona a sensação de bem-estar durante a prática do exercício, melhorando o humor e a autoestima. Ivone dos Santos, 51 anos, disse que a prática ‘e uma recomendação médica.

“Os exames mostraram que preciso ser mais ativa. Nada melhor do que fazer isso perto da minha casa. É importante que a população abrace o CIE, cuide, já que só vai trazer benefícios para o nosso bairro”, comentou Ivone.

Mais de mil pessoas já participaram do Festival das Comunidades, que já foi realizado em oito nove: Comunidade do Alemão, São Sebastião, João de Deus, Oswaldo Cruz, Chácara Flora, Gaspar Gonçalves, Boa Vista, Alberto de Oliveira e Caxambu. O programa faz parte do conjunto de ações que a prefeitura realiza junto a Superintendência de Esportes e Lazer com o objetivo de fomentar a prática de esportes nos bairros da cidade.

O governo municipal mantém também diversas modalidades esportivas nos Postos de Saúde da Família (PSF), nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais, além de apoiar os projetos sociais que existem na cidade. Criado no ano passado, o Agita Petrópolis atende 13 bairros com atividades esportivas e de lazer para todas as idades.

“Somando todas as atividades oferecidas de maneira gratuita pela prefeitura, mais de cinco mil pessoas são beneficiadas. A ideia é que a população entenda os benefícios da prática esportiva e que se torne um hábito na vida das pessoas”, completa Hingo.

Vagas abertas para a população em 12 modalidades no CIE

São 12 modalidades esportivas gratuitas para a população, todas com vagas abertas para novos alunos no CIE. Para as crianças e os adolescentes, são oferecidas aulas gratuitas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3×3, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica e alongamento as segundas, terças, quintas e sextas, a partir das 18h30.

Os interessados em participar das atividades esportivas oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.