Assistência Social realiza homenagens no Dia Internacional da Mulher

Secretaria promoveu ações no Centro Pop, Restaurante Popular e UNAT
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Secretaria de Assistência Social promoveu na manhã desta segunda-feira (08) uma série de homenagens referentes ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia 8 de março. A pasta ofereceu café da manhã especial no Centro Pop e na Unidade de acolhimento temporário (UNAT). No Restaurante Popular, foram entregues flores para as mulheres que estavam na fila.

“Fico extremamente satisfeito com o trabalho que tem a Assistência Social vem realizando e não poderia ser diferente no Dia das Mulheres. Elas merecem todas as homenagens possíveis. Deixo meus parabéns a todas as mulheres nesta data tão importante”, disse o prefeito interino, Hingo Hammes.

Centro Pop realiza o “Café com Elas”

O Centro Pop promoveu o evento “Café com Elas”, um café da manhã especial foi oferecido em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A celebração aconteceu na sede da unidade e buscou incentivar a interação entre as moradoras de rua por meio de ações de empoderamento, autoestima e motivação entre as participantes. Foram oferecidas diversas opções de lanches, além de presentes de recordação pela data especial.

A coordenadora do Centro Pop, Telma Rezende, afirmou que ainda neste mês serão realizados outros encontros destinados apenas as mulheres. A coordenadora ressaltou que todas as atividades estão sendo desenvolvidas seguindo à risca os protocolos de segurança e higiene devido à Covid-19, mas que apesar do momento, o trabalho tem saldo positivo.

“Todo mês conseguimos realizar uma reinserção familiar, seja pela reconstrução do vínculo ou pela entrada no mercado de trabalho. Vamos realizar diversas atividades ainda este mês em homenagem a elas. Estamos definindo datas para realizarmos um cronograma semanal. Queremos fazer um ‘Dia de Beleza’ e estamos buscando parcerias para recebimento de kits de higiene para ampliarmos as nossas ações. Apesar da pandemia da Covid-19, estamos agindo com muita cautela e obedecendo todos os protocolos passados” garantiu Telma.

Participante do evento, Mariana Amorim, é uma das líderes internas do grupo. A moradora exaltou o compromisso que o Centro Pop está tendo nos últimos meses junto à população de rua e parabenizou todo acolhimento feito.

“Eu sou atendida há cerca de seis anos pela equipe e nos últimos meses houve muitos avanços. Fui escolhida como uma das cinco representantes para poder ser voz ativa na luta pelas melhorias básicas dos moradores de rua. Estou muito feliz de ocupar essa posição. Fico satisfeita com o trabalho que está sendo feito e parabenizo a equipe por toda atenção que estamos recebendo, principalmente, no que tange as medicações e às abordagens”, disse a representante.

Equipe do Restaurante popular entrega flores para frequentadoras

As frequentadoras do Restaurante Popular também foram homenageadas na manhã desta segunda-feira (8). A equipe da Assistência Social distribuiu flores para as mulheres que estavam na fila, aguardando o café da manhã. Cerca de 300 mulheres receberam a homenagem.

“Costumávamos realizar reuniões e palestras para homenagear as mulheres nessa data tão importante. Como não podemos nos reunir, elas receberam nossas homenagens pelas flores”, disse a secretária de Assistência Social, Rosane Borsato, lembrando que 40% das frequentadoras do Restaurante Popular são mulheres.

“A maioria são idosas, e muitas levam refeição para seus maridos ou filhos com alguma comorbidade. Todas as mulheres que receberam as flores ficaram muito felizes. Foi simples, mas foi de coração” completou ela.

UNAT promove café da manhã

A Unidade de acolhimento temporário (UNAT) promoveu nesta manhã um café da manhã especial pelo Dia Internacional da Mulher. A unidade atende pessoas em situação de rua que estão com suspeita ou infectadas com a Covid-19. Atualmente a UNAT acolhe 19 pessoas no local.

A UNAT é uma casa mantida pela prefeitura, com verba do governo federal, para acolher moradores em situação de rua e idosos em vulnerabilidade social neste período de pandemia. Além da equipe técnica, que acompanha os usuários 24 horas por dia, a casa foi equipada e segue todas as recomendações do Ministério da Saúde. Atualmente, estão no local oito idosos, três pessoas em isolamento e cinco moradores em situação de rua.

O imóvel conta com três alas distintas: uma para idosos referenciados pelos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e também os que chegarem através das solicitações das famílias; outra para a população em situação de rua que necessitem de isolamento por conta da fragilidade na saúde; e uma classificada como “de emergência” para pessoas que testem positivo ou que estejam com suspeita.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.