Marcando o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, nesta sexta-feira (18.05), a Secretaria de Assistência Social vai promover um encontro para orientar e apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil (NAPE – IJ). Participarão do encontro o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior, e o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros. O evento será realizado na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, às 9h.

Pioneiro em todo o Estado do Rio de Janeiro no trabalho de combate e de assistência às crianças vítimas de violência sexual, o Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil (NAPE-IJ) já registrou 373 denúncias desde sua implantação, no ano passado. Destas, 109 apresentaram elementos que puderam dar reais indícios sobre a hipótese de abuso sexual.

“Conseguimos implementar os serviços do NAPE-IJ, no ano passado, graças a uma parceria com a GE Celma. O trabalho é desenvolvido por uma equipe preparada e, desde então, temos um local apropriado para receber esta grande quantidade de denúncias e dar todo o apoio psicológico e assistencial também às famílias”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Das denúncias recebidas pelo NAPE-IJ, a maior parte é originada de encaminhamentos do Conselho Tutelar. A cada ocorrência, a pessoa e sua família é atendida várias vezes até que a denúncia seja confirmada e o procedimento legal seja efetuado, como o envio ao Ministério Público.

“Temos um trabalho longo de investigação, que pode levar meses, e, por conta disso, aumenta o número de atendimentos, que já chegaram a 1,5 mil. O município recebeu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto a idosos e crianças vítimas de abuso, em novembro do ano passado, o que fortaleceu ainda mais o trabalho já desenvolvido, nos motivando a ampliar ainda mais a assistência”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, lembrando a menção honrosa recebida pela prefeitura durante o Seminário Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, realizado em Florianópolis.

Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta fica na Avenida Koeler, número 260, no Centro (ao lado da prefeitura)

Sobre o NAPE-IJ:

A instalação do Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil – NAPE-IJ cumpre uma das resoluções da Lei 7.382 de 14 de dezembro de 2015. A legislação estabelece a criação de um fluxo específico de atendimento às crianças vítimas de violência sexual.O NAPE-IJconta com três salas de atendimento, sendo que duas projetadas exclusivamente para crianças e outra para adolescentes, contendo materiais lúdicos e de recreação. O espaço é uma iniciativa do poder público, em conjunto com a GE Celma, que doou o contêiner para instalação da unidade, bem como a equipou e proporcionou treinamento da equipe formada por quatro psicólogas.

O NAPE-IJ fica anexo ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Avenida Dom Pedro – 199. O núcleo funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, para o atendimento psicológico especializado, de cunho social e não clínico, às supostas vítimas e às suas famílias.