A Secretaria de Assistência Social (SAS) apresentou nesta quarta-feira (21.03) os benefícios da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) para 42 pessoas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro. São mais de 22 mil pessoas cadastradas em Petrópolis e a prefeitura trabalha para ampliar o número de beneficiados pelos programas sociais no município.

Pelo Cadúnico é possível ter o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, Telefone Popular, Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Identidade do Jovem (ID Jovem) e isenção no Enem. A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, explica que o Cadúnico é a porta de entrada para que a população receba algum benefício social do governo.

“Nele são registradas as informações como as características da residência, escolaridade, situação de trabalho, renda, entre outros. Através do cadastro é possível identificar a realidade socioeconômica da família e propor o benefício que se enquadra ao seu perfil. Nossos CRAS estão empenhados nas capacitações de equipes e na divulgação junto à população”, garante Denise.

“Tenho três filhos e estou acompanhando a reunião para saber os benefícios que tenho. A apresentação de todos esses projetos e como a gente pode participar é muito boa, ajuda bastante”, garante Débora Regina Alves, de 40 anos, que mora na Mosela.

Michele Alves da Silva, que mora na Duarte da Silveira, foi outra que elogiou a apresentação do Cadúnico. Segundo ela, é importante que a população saiba como funciona o processo de inscrição nos programas sociais. “Eu vim para saber se tenho direito a outros benefícios. É muito bom ter essa reunião pois tiramos as nossas dúvidas e ainda nos informamos para podermos divulgarmos para outras pessoas procurarem os CRAS”, disse.

Quem pode se cadastrar:
Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda mensal total de até três salários mínimos. As famílias com renda maior que três salários mínimos o cadastro é realizado apenas aos que já estão vinculadas a algum programa social do governo.

Documentos obrigatórios:
Apresentação do CPF ou Título de eleitor do responsável familiar; Indígenas podem apresentar o Registro de Nascimento Indígena (RANI) ou qualquer outro documento oficial de identificação; Quilombolas também podem apresentar qualquer documento oficial de identificação; Para as outras pessoas da família é obrigatória a apresentação de qualquer um destes documentos de identificação: certidão de nascimento, de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou título de eleitor.

Os Centros de Referências de Assistência Social estão localizados nos bairros:

CRAS Quitandinha
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Rua Alagoas, s/nº – Quitandinha.

CRAS Centro
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Rua Dr. Sá Earp, nº 39– Centro.

CRAS Retiro
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Rua Henrique Dias, 221 – Retiro.

CRAS Posse
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse).

CRAS Corrêas
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Vigário Correa, 443 – Corrêas.

CRAS Vale do Carangola
Horário de funcionamento: das 7h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Waldemar Vieira Afonso, 19– Antiga ONG – Vale do Carangola.

CRAS Itaipava
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Estrada União e Indústria, 11.860 – Itaipava.

CRAS Madame Machado
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) – Madame Machado.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP