Árvore que colocava os pedestres em risco é cortada pela Comdep na Praça Dom Pedro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Comdep cortou, na manhã desta terça-feira (3), uma árvore que estava colocando em risco pedestres e veículos que trafegavam pela Praça Dom Pedro. Segundo a Prefeitura, biólogos e engenheiros florestais monitoravam há mais de um ano a inclinação da árvore que, mesmo após a poda para reduzir o peso da copa, teve que ser cortada por completo.

Os troncos cortados e recolhidos pelos agentes da Comdep aparentemente não apresentavam sinais de deterioração por cupins ou apodrecimento e por isso chamou a atenção de quem passava pelo local durante o processo de corte.

A Prefeitura, em nota, informa que o corte foi o último recurso adotado, visto que foram realizadas tentativas para evitar tal ação.

O corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente – composto por biólogos e engenheiros florestais – monitorava a situação desta árvore desde maio do ano passado, quando a mesma já apresentava uma grande inclinação. Naquele momento, foi indicada a poda de 40% da copa, com o objetivo de diminuir o peso sobre a base dela. No entanto, o resultado da tentativa de recuperação foi ineficiente, por conta da ação de formigas, cupins e fungos, no tronco o que prejudicou a estabilidade da árvore”, diz a prefeitura.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia autorizado a retirada da mesma”, finaliza a Prefeitura.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.