Artistas baianas abrem evento do mês da Consciência Negra no Rio Grande do Sul

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

As cantoras e atrizes baianas Emillie Lapa e Alexandra Pessoa participam de atividades comemorativas ao mês da Consciência Negra em Porto Alegre. Na próxima quinta-feira, 26, as artistas irão se unir as atrizes gaúchas Vera Lopes e Glau Barros para apresentarem o espetáculo  teatral “Minas de Conceição Evaristo” no Centro Cultural Érico Veríssimo CEEE. No palco, encenam poesias musicadas da escritora mineira Conceição Evaristo. Com a proposta de apresentar sotaques brasileiros, passando pelo gaúcho, mineiro e baiano, o elenco busca conectar costumes regionais e levar ao palco diferentes culturas genuinamente brasileiras.

A convite do Programa de Extensão do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e de Raça (CRDH/NUPSEX), o grupo irá fazer a abertura do mês da Consciência Negra, que começa na próxima quinta-feira e se estende por todo o mês de novembro. Além da apresentação teatral do espetáculo “Minas de Conceição Evaristo”, as atrizes irão ministras as oficinas de pandeiro e percussão baiana, e a oficina versos no palco: poesia negra e sua multiplicidade, na sexta-feira, 27, no turno da tarde. Ainda na sexta-feira, porém à noite, haverá a Conferência de abertura do Novembro Negro da UFRGS com tema “Negro no Teatro Brasileiro” com as atrizes e cantoras Alexandra Pessoa, Emillie Lapa, Glau Barros, a atriz Vera Lopes, o diretor teatral Jessé Oliveira e o historiador Marcus Vinicius que fará a mediação do debate.

Desta forma, a relação entre as regiões sul e nordeste do país, junto aos seus agentes atuadores, tem a proposta de abrir um diálogo e possibilitar intercâmbios, troca de vivências e experiências entre essas culturas diferentes que lutam e celebram a mesma causa.

Programação:

Espetáculo “Minas de Conceição Evaristo” com as atrizes e cantoras baianas Emillie Lapa e Alexandra Pessoa junto das atrizes Glau Barros e Vera Lopes

Data/hora: 26 de outubro de 2017 (quinta-feira), 20h

Local: Centro Cultural Érico Veríssimo CEEE (Rua Andradas – Centro de Porto Alegre/RS)

Valor: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

 

Oficina de Pandeiro com Emillie Lapa e Oficina de Percussão Baiana com Alexandra Pessoa

Data/hora: 27 de outubro de 2017 (sexta-feira), das 13h às 15h

Local: Centro de Referência do Negro (Av. Ipiranga, 311 – Porto Alegre/RS)

Valor: Entrada Franca aberta ao público.  No máximo 20 participantes.

 

Oficina Versos no Palco: Poesia Negra e sua Multiplicidade com Vera Lopes

Data/local: 27 de outubro de 2017 (sexta-feira), das 15h às 17h

Local: Centro de Referência do Negro (Av. Ipiranga, 311 – Porto Alegre/RS)

Valor: Entrada Franca aberta ao público. No máximo 20 participantes.

 

Conferência de abertura do Novembro Negro da UFRGS – CRDH/NUPSEX com o tema “Negro no Teatro Brasileiro” com as atrizes e cantoras baianas Emillie Lapa e Alexandra Pessoa, com as atrizes gaúchas Glau Barros e Vera Lopes, com o diretor teatral Jessé Oliveira e mediação do historiador Marcus Vinicius

Data/hora: 27 de outubro de 2017 (sexta-feira), das 18h às 21h

Local: Centro de Referência do Negro (Av. Ipiranga, 311 – Porto Alegre/RS)

Valor: Entrada Franca

 

 

 

 

Fotos: Jessé Oliveira

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.