Reprodução Internet

Areal, um pedaço da história do Brasil

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Esta bela cidade de clima agradável se estende por 110,9 km² e possui cerca de 12.500 habitantes, conforme estimativa do IBGE. É cortada pelos Rios Preto e Piabanha. Situa-se a 447 metros de altitude e faz limite com os municípios de Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios e Paraíba do Sul. O nome da cidade surgiu devido ao areal que existia às margens do Rio Piabanha, onde hoje se encontra a Igreja Nossa Senhora das Dores no centro, popularmente chamado de “Barateza”.

Areal possui importância regional e nacional desde os primórdios, pois, por muitos anos, fez parte do Caminho do Ouro, explorada pela Coroa Portuguesa. Com a decadência do ouro, a localidade passou a receber exploradores que viram no plantio do café uma lucrativa atividade. Assim foram surgindo pequenos comércios, tornando-se próspera, pois era cortada pela Estrada União e Indústria, inaugurada por D. Pedro II em 1861.

Em 1900 foi agraciada com a chegada da Estrada de Ferro Príncipe Grão Pará. Em 1964 outro importante acontecimento da história do País: o encontro das tropas do Exército de Juiz de Fora – MG e do Rio de Janeiro no centro da cidade. Por muito pouco houve um confronto. Após entendimentos, as tropas seguiram juntas ao Rio de Janeiro para destituir o então Presidente da República João Goulart.

Até o ano de 1980 o comércio e diversas atividades eram movimentados, porém, após a construção da BR040, os veículos foram desviados para fora da cidade, diminuindo a frequência dos clientes assíduos de outrora. Em 10 de abril de 1992 o então 4º Distrito de Três Rios obtém sua emancipação e passa a se tornar um dos 92 municípios do Estado do
Rio de Janeiro. Assim surge a cidade de Areal, fazendo sua própria história e jamais esquecendo seu glorioso passado. Até a próxima semana!

Fabiano Quixaba, Advogado, Radialista e Comunicador

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Falando sobre Areal

Há duas semanas recebi a informação da proprietária de um cão, sem raça definida, que foi atacado por um Pitbull. Na oportunidade, o cão evitou

Comentários estão fechados.