Foto: Divulgação – Prefeitura de Teresópolis

Após dois anos, Via Sacra volta a ser encenada em Teresópolis

O evento é conhecido como uma das mais famosas representações da Via Sacra na região Serrana do Rio de Janeiro.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Via sacra encenada pela equipe de teatro do Instituto Saber, há oito anos, vem revivendo os últimos momentos de Jesus Cristo na Terra. E após dois anos sem poder realizar eventos na cidade, ela teve seu início nesta sexta (14), realizada na Praça de Santa Tereza. E mais uma vez, em toda sua tradição, comoveu a população na encenação da Paixão de Cristo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, sua condenação e morte na Cruz e, finalmente, sua Ressurreição. Foi um espetáculo de emoção, cultura e fé que marca a celebração da Páscoa na cidade.

O evento é conhecido como uma das mais famosas representações da Via Sacra na região Serrana do Rio de Janeiro.

 “A semana Santa começou lá no dia 10, com o domingo de Ramos, e toda essa semana nós temos uma programação especial para meditar toda essa Paixão de nosso Deus por nós. Uma paixão incrível, ao ponto de Deus dar seu Filho para morrer por nós. E essa grande apresentação que vai haver hoje quinta-feira santa aqui na praça, e com continuidade até no sábado de aleluia, não é só um espetáculo feito com muita arte e com muita tecnologia, mas é uma parte fundamental que todos os que estão representando e fazendo, possam viver o amor de Deus, a sua misericórdia e o que nós precisamos, que é muita paz, muito amor e prosperidade para a nossa cidade”, ressaltou o Padre Jorge, Pároco da Paróquia Santa Teresa.

 O projeto foi criado com o intuito de incentivar a cultura e evangelizar através da história da Paixão de Cristo, em uma produção grandiosa que integra a classe artística e religiosa da cidade. E a Via Sacra, encenada pela equipe de teatro do Instituto Saber, vem há oito anos, revivendo os últimos momentos de Jesus Cristo na Terra.

“Nós somos uma ONG – OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), constituída na cidade desde de 2011, onde oferecemos cursos gratuitos a toda a comunidade, inclusive somos cadastrados nos Conselhos Municipais de Assistência. Já fazemos a apresentação da Via Sacra, há mais de oito anos, onde a turma do teatro é a base da nossa apresentação, e temos alguns outros atores profissionais convidados e participantes da Paróquia de Santa Teresa, que também estão nos apoiando este ano. São três meses antes se preparando para trazer esse grandioso espetáculo para a população, e na semana do evento, nós fazemos de três a quatro ensaios no local da apresentação”, destacou Pâmela Canabal, Presidente do Instituto Saber.

“A família Rodrigues, ela é a mantenedora do Instituto Saber, junto com outros grupos voluntários, como eu e pessoas amigas da comunidade. Durante esses oito anos, vem adquirindo figurino e a estrutura de palco, onde nós a cada ano, só estamos melhorando e aprimorando esse espetáculo. Trazemos essa encenação, desde a entrada a Jerusalém, até o momento da Ressureição com os alunos do Instituto”, completou.

 A secretária de Cultura, Cléo Jordão, destaca a importância cultural da Via Sacra. “Esse exercício é uma prática religiosa que já faz parte da cultura da comunidade, e entendemos que essas tradições culturais precisam ser valorizadas e mantidas. Com o apoio da Prefeitura, buscamos valorizar, através dos artistas locais, aquilo que Teresópolis transborda, como sua cultura, suas cores, seu povo e, com isso fomentar a nossa cultura local. Foi um momento de exaltação à fé e de renovar esperança na volta à normalidade. Passamos dois anos sem poder ter eventos na cidade devido à pandemia, mas agora nossas tradições religiosas e culturais voltam com toda a energia.”

 “É uma apresentação muito importante, visto que estávamos passando por dias muito difíceis devido a pandemia, e poder reviver esse momento tão único, nos faz lembrar o propósito da Páscoa, que é a celebração e Ressurreição de Cristo. E precisamos processar isso em nossos corações, esse evangelismo, os ensinamentos e o amor de Cristo por todos nós”, foi a mensagem passada para o público presente.

 Um espetáculo patrocinado pelo Instituto Saber com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Teresópolis, e Paróquia de Santa Tereza.

CONTINUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO:

15/04/22 – (Sexta-feira Santa) Horário: 18h

16/04/22- (Sábado de Aleluia) Horário: 21h

Local de Encenação: Praça Baltazar da Silveira (Praça de Santa Tereza), Teresópolis -RJ.

Ficha Técnica: 

Produção Executiva: Pâmela Canabal Adaptação Roteiro: “Via Sacra do amor” Pe Roque Schneider Direção: Jonathan Marques Supervisão Geral: Cléo Rodrigues Supervisão Cenográfica: Renato Pimentel e Inês Rezende Figurino: Ateliê Avesso do pano, Ateliê Menina Mulher e Asi Artes Adereço(s) e Acessório(s): Jonathan Marques e Cléo Rodrigues Luz e Sonoplastia: Thais Pereira Coreografias e Maquiagem: Pietra Mello.

Elenco convidado: 

Guilherme Duarte, Marcelo Pellegrino, Guto Paim, Adriano Ramires, Emiliano Bahia, Brian Iagnashy, Diani Bianchi, Paloma Gregório, Leilson Felicio, Robson Mello e Arthur Esteves, dentre outros. 

Elenco de apoio e figuração: 

Ex alunos do Instituto Saber, participantes da Paróquia de Santa Tereza e membros de grupos de teatro local. 

SOS Petrópolis:

Serão arrecadados alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene para serem doados às vítimas da tragédia em Petrópolis. 

Instituto Saber:

Somos OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada em 2010, oferecendo cursos totalmente gratuitos para crianças, jovens e adultos, incluindo pessoas com deficiência, com a finalidade educacional, esportiva e cultural. Nossas premissas são: Mobilizar pessoas para causas sociais, humanizar relações, ampliar o impacto social e transformar vidas.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.