Foto: Divulgação

Aplicação do Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare) acontece no domingo, 10

Provas serão realizadas em todas as capitais e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) aplicará neste domingo, dia 10, as provas objetivas do Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare). Elas serão realizadas em todas as capitais do país e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE). Os candidatos devem acessar o site do Enare para saber o horário e local. Profissionais das áreas de Ensino e Pesquisa da Rede Ebserh acompanharão o processo nas cidades que possuem hospitais filiados.

Os candidatos que fizerem a prova disputarão 304 vagas em 41 especialidades de Residência Médica. Já para a Residência Uniprofissional são oito vagas em disputa, entre enfermagem e física médica. A Residência Multiprofissional dispõe de 93 vagas, que incluem enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.

Segundo o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira, trata-se de uma iniciativa pioneira. “É a primeira vez que realizamos um processo seletivo unificado voltado para residentes. Esse tipo de seleção traz vários benefícios tanto para os candidatos quanto para as universidades e seus resultados certamente se refletirão na assistência à saúde e no ensino e pesquisa de qualidade”, afirmou Ferreira.

Inclusão

Nas cidades de Aracajú (SE) e Palmas (TO), as provas serão disponibilizadas também em Libras para surdos. Elas serão aplicadas em formato de vídeo, com especialistas traduzindo as questões para Língua Brasileira de Sinais. O candidato terá um computador à disposição e poderá acessar o vídeo da prova conforme sua necessidade durante o transcorrer da aplicação. A prova em Libras será disponibilizada para os candidatos que a solicitaram no formulário de inscrição e enviaram laudo confirmando a necessidade desse tipo de atendimento especial.

Já na cidade de Vitória (ES), será aplicada a prova utilizando o Sistema Dosvox, que realiza a leitura para o candidato cego, permitindo que ele tenha autonomia para realizar sua prova sem a necessidade de um fiscal leitor. A prova adaptada ao sistema é disponibilizada para o candidato em formato digital e, ao final, o candidato imprime sua prova respondida e uma versão é enviada para a banca que fará o processamento do resultado.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Jornalistas e Senadores pedem volta do Conselho de Comunicação Social

Para eles, a discussão e análise desses temas no âmbito do Conselho de Comunicação Social seria uma sinalização positiva dos congressistas já que existem hoje quase 40 proposições em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados com foco em imprensa, acesso à informação, trabalho jornalístico e liberdade de expressão.