APAE esteve presente na apresentação do Sarau Imperial nesta quinta-feira A peça teatral contou com boas histórias sobre o passado brasileiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Na tarde ensolarada desta quinta-feira, dia 13 de dezembro, os usuários da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), aproveitaram para curtir uma incrível apresentação do Sarau Imperial, que conta em pouco menos de uma hora, histórias divertidas e curiosas sobre o passado histórico que o Brasil viveu. Cerca de 20 assistidos junto com seus familiares e alguns professores puderam desfrutar de uma peça teatral bastante interativa, repleta de música e boas risadas.

Ao final da peça, os assistidos deram um passeio pelo gramado do Museu Imperial, fizeram pose para fotos e ainda revelaram o quão bom foi estar presente no Sarau:

Foto: Gabriel Malheiros | Mariane e Luciana sentadas a frente de um quadro que remete a época
  • Eu já conhecia a história que envolve a apresentação e foi muito melhor ver ao vivo, é uma nova experiência. Levarei essa lembrança para a vida toda! – contou Mariane Oliveira.

Ao seu lado, Luciana Silveira que já está na APAE há pelo menos 6 anos, revelou a importância de espaços como o Museu serem frequentados por pessoas com deficiência:

  • Eu acho que além dos colégios tradicionais que sempre participam desses passeios, outras instituições como a nossa também deveriam ser mais vistas nesses locais. Eu sempre gostei de ir ao teatro, eu amo monumentos históricos – afirmou Luciana, mais conhecida como Lu dentro da Associação.

Contado a partir de uma dramatização interativa, baseada em trechos vividos pela Família Real, o Sarau Imperial proporciona ao público a vivência do século XIX, mais precisamente no ano de 1878, tendo como personagens Amandinha Paranaguá, Adelaide Taunay, princesa Isabel, condessa de Barral e Francisca Taunay.

Foto: Gabriel Malheiros | Princesa Isabel de vestido claro acompanha a leitura do jornal

A atriz Andrea Dutra que interpreta a personagem principal, princesa Isabel, aproveitou a oportunidade para revelar a grande chave da peça.

  • O Sarau Imperial existe há 18 anos com o intuito de ser apresentado para grupos escolares. A proposta desse evento é passar esse teor histórico por meio de conversas informais para estar mais próximo do público, falando de diversos assuntos como moda, política, música e até a fotografia da época. A interação com o público é a grande chave – afirmou a atriz.

Para fechar com chave de ouro, a professora Edilaine Lopes da Silva, comentou que atividades como essa também fazem parte do aprendizado dos usuários da APAE e afirmou que “a história aconteceu na nossa cidade”.

  • Estar em um local como esse faz parte do próprio aprendizado deles. Eles já conheciam, mas assistir uma peça teatral é uma experiência que pode ser levada para vida toda. Faz bem pra mente das pessoas que estiveram presente hoje, uma história prazerosa e motivadora. A história aconteceu perto da gente, na nossa cidade – concluiu Edilaine.

O Sarau Imperial é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Banco Itaú através da Lei de Incentivo à Cultura, tendo edições todas as quintas, sextas e sábados, no Cineteatro do Museu Imperial. As informações sobre a gratuidade de ingressos podem ser consultadas através do número (24) 2231-9707.

O Sarau também oferece tradução em libras, inglês ou espanhol para grupos mediante ao agendamento com 48h de antecedência.

Por: Gabriel Malheiros

 

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.