Banco de Imagens Gratuitas Pexels

Anticorpos contra a Covid-19 são encontrados em animais de rua no Rio

O estudo também reforça que os animais estão sendo infectados pelo novo Coronavírus, por seres humanos.

Um levantamento realizado pelo instituo Fiocruz, encontrou anticorpos contra o novo Coronavíru sem um cão e em um gato de rua no Rio de Janeiro. O estudo que foi publicado pela revista científica Plos One demonstra que os animais foram expostos aos Sasr-CoV-2, entretanto desenvolveram uma resposta imune contra a Covid-19. O estudo também reforça que os animais estão sendo infectados pelo novo Coronavírus, por seres humanos.


“Os resultados atuais estão de acordo com as pesquisas anteriores que sugerem a transmissão humano-animal do Sars-CoV-2. Por essa razão, a investigação em populações animais, através de uma abordagem de Saúde Única, é necessária e deve ser encorajada”, comunicaram os pesquisadores no artigo.


Contudo, os cientistas ainda alertam que não existem evidências de uma movimentação de contaminação oposta à apontada pelo estudo, ou seja, animais contaminados pela Covid-19 que passaram o vírus para seres humanos.


Ao todo, na pesquisa foram analisadas amostras de animais que estiveram em duas clínicas veterinárias distintas no município do Rio de Janeiro, entre os meses de julho e agosto do ano de 2020. O total de animais examinados soma 96, entre eles 49 gatos e 47 cachorros, todos resgatados e acolhidos por ONGs locais.


Os anticorpos contra a Covid-19 foram detectados no soro de um gato e de um cão, por meio de uma metodologia de ensaio sorológico, conhecida como “teste de neutralização por redução de placa”.


Os animais realizaram o teste PCR, e nenhum deles testou positivo para o novo Coronavírus.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também