A silenciosa doença da depressão é considerada o mal do século, atingindo milhares de pessoas com diferentes faixas etárias e que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das maiores causas de suicídio no mundo à fora.

Segundo a fisioterapeuta Louise Soares, especialista em medicina integrativa residente em São José dos Campos-SP, a depressão está ligada a vários aspectos da vida do ser humano, como por exemplo: hábitos alimentares, aspectos hormonais e metabólicos, vida emocional e até a situação financeira.

  • A depressão vem de distúrbios familiares, na maioria das vezes, mas não é um fator isolado. Para tratá-la, é preciso cuidar da saúde física, emocional, espiritual e financeira – comenta Dra. Louise.

Nesse tratamento que entra o papel da medicina integrativa, que se dedica a tratar o ser humano em todos os aspectos. Para isso, antes é preciso fazer um diagnóstico, avaliando sua rotina pessoal e profissional.

  • É importante descobrir a causa da depressão, pois se o tratamento não for assertivo e adequado, o paciente pode acabar se suicidando mesmo – alerta a especialista.

A depressão leva anos para chegar ao seu ponto crítico, que é a síndrome do pânico e até mesmo o suicídio, por isso é importante que as pessoas busquem um profissional e descubram se o que estão vivenciando é, de fato, a depressão, para assim fazer um diagnóstico correto.

Além das pessoas que sofrem com o mal do século buscarem ajuda da medicina para solucionar seus problemas, é necessário que as pessoas ao seu redor, como família e amigos, deem o apoio total para a vítima que sofre com tamanha ansiedade. SALVE VIDAS!

Por: Gabriel Malheiros