Ano Novo: 2021 terá oito feriados prolongados

Apesar do numero de feriados, devemos manter as recomendações dos órgãos de saúde e evitar sempre as aglomerações e os grandes deslocamentos
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os feriados de 2021 já rondam os sonhos de muitos viajantes. E a expectativa é que os planos para este ano que está chegando possam ser realizados! Com tantos feriados no último ano “viajando” do quarto para a sala, da sala para o banheiro, e do banheiro de volta para o quarto, é normal ficar inseguro na hora de organizar uma viagem para aproveitar os feriados 2021.

O ano de 2021 está repleto de feriados prolongados e, após a vacinação de grande parte da população, e a promessa de redução significativa de contaminação pela covid-19, esperamos que o todos possam recuperar aqueles sonhos que ficaram engavetados! Serão 8 feriados prolongados para folgar em 2021.

Vale ressaltar que a redução de casos de covid-19, por conta da vacinação, não significará a eliminação completa do vírus, pois muitos grupos ainda não estarão imunizados. Por causa disso, devemos manter as recomendações dos órgãos de saúde e evitar sempre as aglomerações e os grandes deslocamentos. Use sempre máscaras e o álcool gel. Mesmo depois da vacinação, devemos ter cautela para que não haja um novo crescimento de casos. O ano de 2021 será de recuperação e precisamos colaborar para o sucesso das campanhas de vacinação.

Para o economista Fernando Carvalho, em um artigo publicado pelo site Infonet em janeiro de 2020, os feriados não apresentam riscos ou prejuízos para a economia. Nos feriados que acontecem em dias de semana e os prolongados, o que ocorre é o deslocamento de consumo para determinados setores ou nichos da economia.

“Os feriados no Brasil têm um cunho de carácter comercial, e o que acontece é que o foco é tirado do comércio e da indústria e foca em hotelaria, bares, agências de viagens, então é um deslocamento do padrão de consumo”, aponta.

Fernando entende que o comércio tem reivindicações justas, o que o especialista contesta é a maneira que é feita o calculo de vendas. Segundo o economista, a alta e baixa nas vendas é avaliada com base numa média anual, portanto, nos dias de menos movimento há queda nas vendas e isso é considerado perda.

“Entendo como um erro na metodologia aplicada. Se o setor sai dessa média de analisar a metodologia anual e analisa os dias que antecedem os feriados, essas vendas aumentam porque as pessoas se preparam para os feriados, elas consomem na sua cidade, então as perdas dos dias parados são compensadas pelos dias que antecedem as datas comemorativas, principalmente no comércio”, compara.

Feriados 2021

DATADIA DA SEMANAFERIADO
01/01/21sextaConfraternização Universal (Ano Novo)
15/02/21 e 16/02/21segunda e terça*Carnaval
02/04/21sextaSexta-Feira Santa
21/04/21quartaTiradentes
01/05/21sábadoDia do Trabalho
03/06/21quinta*Corpus Christi
07/09/21terçaIndependência do Brasil
12/10/21terçaNossa Sr.a Aparecida
02/11/21terçaFinados
15/11/21segundaProclamação da República
25/12/21sábadoNatal

* Os feriados de Carnaval e Corpus Christi, apesar de não serem feriados nacionais oficiais, fazem parte do calendário de feriados de grande parte do Brasil.

Feriados em 2021 prolongados

Os feriados prolongados de 2021 estão na medida certa para quem pode emendar! Com um pouco de criatividade (e negociação com o chefe), um feriado na terça-feira pode virar uma maravilhosa miniférias! Basta você emendar os finais de semana nas pontas e tirar de folga os dias de quarta, quinta e sexta-feira. Com três dias de folga a mais você poderá aproveitar até nove dias! Não custa sonhar!

Carnaval, Semana Santa e Corpus Christi são parte habitual dos feriados prolongados, mas em 2021 esse pacote de felicidade com feriados emendados será bem maior! Os feriados de Independência do Brasil, Dia de Nossa Sr.a Aparecida e Finados cairão na terça-feira, o que vai permitir folgas de 4 dias para muita gente! Já o Ano Novo e a Proclamação da República vão render 3 dias, o que também garante um bom descanso! Já os feriados do Dia do Trabalho e do Natal serão no sábado.

Vale dizer que o Dia do Professor – comemorado em 15/10 (sexta-feira) – é ponto facultativo. O mesmo vale para o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28/10 (quinta-feira).

DATADIA DA SEMANADIAS EMENDADOSFERIADO
01/01/21sexta3 (sexta, sábado e domingo)Confraternização Universal (Ano Novo)
15/02/21 e 16/02/21segunda e terça4 (sábado, domingo, segunda, terça e até quarta!)* Carnaval
02/04/21sexta3 (sexta, sábado e domingo)Sexta-Feira Santa (Páscoa)
03/06/21quinta4 (quinta, sexta, sábado e domingo)* Corpus Christi
07/09/21terça3 (sábado, domingo, segunda e terça)Independência do Brasil
12/10/21terça4 (sábado, domingo, segunda e terça)Nossa Sr.a Aparecida
02/11/21terça4 (sábado, domingo, segunda e terça)Finados
15/11/21segunda3 (sábado, domingo e segunda)Proclamação da República
* Os feriados de Carnaval e Corpus Christi, apesar de não serem feriados nacionais oficiais, fazem parte do calendário de feriados de grande parte do Brasil.

Principais feriados de 2021 regionais

Alguns feriados regionais de 2021 também serão ótimas pedidas para emendar dias de folga. Os feriados de 2021 que são exclusivos de algumas cidades ou estados rendem boas oportunidades de descanso.

O principal feriado regional de 2021 para quem deseja emendar a folga é o Dia de São João, que acontece em 24/06 e vai cair em uma quinta-feira, o que promete grande movimento entre os moradores do nordeste. A data é uma das mais festivas na região e atrai milhares de turistas para destinos do interior, especialmente Caruaru e Campina Grande, que contam com grandes festejos juninos.

O Dia da Consciência Negra também está entre os principais feriados regionais, já que acontece em muitas cidades do Brasil. No entanto, em 2021, o feriado será em um sábado. Um a menos na lista para emendar.

ESTADODATADIA DA SEMANAFERIADO
Diversas cidades24/06/21quintaSão João
Diversas cidades15/10/21sextaDia do Professor (ponto facultativo)
Diversas cidades28/10/21quintaDia do Servidor Público (ponto facultativo)
Diversas cidades20/11/21sábadoDia da Consciência Negra
Bahia02/07/21sextaIndependência da Bahia
Distrito Federal30/11/21terçaDia do Evangélico
Rio de Janeiro23/04/21sextaDia de São Jorge
São Paulo09/07/21sextaRevolução Constitucionalista
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.