Quinze animais silvestres foram devolvidos a natureza em uma ação realizada pela Guarda Civil Municipal de Salvador em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Exército Brasileiro. A ação aconteceu na área de mata do 19º Batalhão de Caçadores, através do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos (NOAP) e de integrantes do Exército Brasileiro.

Na soltura estavam 11 serpentes não peçonhentas, 3 iguanas, e um jacaré. Todos os animais silvestres foram resgatados pelo GEPA em Salvador e enviados para o NOAP, que através de um corpo técnico de biólogos e veterinários realizaram a triagem destes animais e após avaliação de que estariam sadios, foram devolvidos a natureza.

Segundo o supervisor da GCM, Robson Pires, o momento em que os animais são devolvidos ao seu habitat natural é o mais gratificante de todo o ciclo. “Poder se certificar que nosso serviço salvou uma vida e este animal voltou para o seu habitat natural é motivo de comemoração. A parceria com a UFBA e o Exército Brasileiro é de suma importância para que possamos fechar o ciclo, resgatando, tratando e devolvendo o animal a natureza”, afirmou Pires.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Salvador - GCMS