Por: Talita Girão

A única escola de ensino fundamental da Costa Verde a conquistar a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia é de Mangaratiba. A equipe ‘Geolife 9.2’ é do Colégio Municipal Hermínia de Oliveira Mattos, de Conceição de Jacareí. Ela é formada pelos alunos do 9º ano Lucas Oliveira Bittencourt, Lucas Marques Machado e Isabel Rodrigues dos Santos. Os estudantes foram orientados pela professora Janaína de Oliveira Ceia Dantas.

Foto: Bárbara Costa

A professora acredita que o resultado é o somatório de diversas iniciativas. “Temos uma gestão muito motivadora, que nos faz acreditar e lutar para incentivar os nossos alunos a quererem sempre mais”, diz ela, agradecendo a secretária de Educação Mônica Santos Gomes Brito, a coordenadora dos anos finais Daniela Veríssimo e a assessora de Geografia e História, Elaine Gonçalves, além de toda equipe da Secretaria de Educação.

Para preparar seus alunos, Janaína criou a primeira “GeoCompetição” do Colégio Hermínia de Oliveira Mattos. Após estudos, questionamentos e atividades na sala, os alunos passaram por uma prova, e os três primeiros colocados das três turmas do 9º ano foram classificados para participar das Olimpíadas. Da inscrição até a prova, muito esforço e dedicação fizeram parte da rotina da equipe ‘Geolife 9.2’, o que com certeza, resultou na conquista da medalha de bronze.

EMOÇÃO A FLOR DA PELE
Lucas Bittencourt achou a competição muito equilibrada e adorou participar. “Acho muito bacana viver isso. Todas as escolas deveriam inscrever seus alunos. Já ficaríamos felizes em ficar entre os 100 primeiros, mas conquistar o 27º lugar com direito à medalha de bronze é espetacular. Mesmo com todos os desafios da rede pública, nós conseguimos ficar acima de grandes escolas particulares”.

Isabel acredita que com a experiência passou a gostar mais de geografia. “Vi que é um assunto muito mais complexo e que me atraiu muito. Foi um momento inesquecível na minha vida”. Renata Andrade Marques, mãe de Lucas Machado, que também é professora (Biologia) da unidade escolar, acredita que o trabalho realizado por Janaína também vai motivar os demais professores.

POR DENTRO DA OLÍMPIADA
A Olimpíada GeoBrasil é organizada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições brasileiras, tendo como coordenador na edição de 2017 o professor Clibson Alves dos Santos, da Universidade Federal de Alfenas – MG. O objetivo da comissão da olimpíada foi criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

A Olimpíada foi realizada em duas fases. Na primeira aconteceram duas provas on-line a nível estadual. De lá foram consagrados os três primeiros lugares por estado. Na segunda fase, acontecerá a etapa nacional onde os primeiros colocados irão disputar entre si, uma vaga para o evento internacional que acontecerá no inicio de 2018.

 

Fonte: Prefeitura de Mangaratiba