Foto: Rodrigo Siqueira

Alunos de escola de Petrópolis (RJ) realizam apresentação de encerramento das Oficinas Musicais

Projeto “Geração Música” teve início em maio com formação musical gratuita para crianças e jovens
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os participantes do Projeto “Geração Música” de Petrópolis (RJ) encerram a programação das oficinas musicais em grande estilo, por meio da apresentação de um concerto repleto de sons, ritmo e harmonia, no dia 25 de novembro (sexta-feira), a partir das 19h30, no CEU – CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS, localizado na Pça CEU Corta Rio Posse, na Estrada União Indústria 32877 – Posse Petrópolis RJ. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Por cerca de sete meses, o Projeto “Geração Música” realizou oficinas musicais com 60 crianças e jovens na Escola Municipal Prefeito Jamil Sabrá, em Petrópolis (RJ). Com oficinas gratuitas de iniciação em música, muitos alunos puderam sentir o despertar musical, conhecendo instrumentos novos de corda e percussão, em parceria com o Grupo Musical Ungambikkula, uma tribo de especialistas em instrumentos de corda, sopro e percussão, formados pelo Instituto de Artes da Unicamp em Campinas – SP.

Além de ser uma maneira bem divertida de aprender, a inclusão da música no processo de aprendizagem das crianças traz benefícios na concentração, memória, comunicação, expressão corporal, além do desenvolvimento social e emocional.

O Projeto “Geração Música” é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. É uma produção da Incentivar e, em Petrópolis, conta com o patrocínio da GE Celma.

Sobre a GE CELMA: A GE Celma, com cinco unidades distribuídas por Petrópolis, Três Rios e Rio de Janeiro, é uma das principais unidades de revisão e manutenção de motores aeronáuticos do mundo. É considerada uma das maiores exportadoras do Brasil e conta com aproximadamente três mil colaboradores.

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.