Cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino participaram do plantio de 1.500 mudas de árvores dentro do projeto Árvores na Minha Escola da Secretaria de Meio Ambiente. Acompanhados de um professor e um biólogo, os estudantes ganharam uma aula prática sobre a importância da preservação ambiental, com dicas sobre o consumo consciente de luz e água. A finalidade é que os jovens acompanhem o desenvolvimento das espécies no local em que foi realizado o plantio. O projeto começou a funcionar no início do atual ano letivo e acontece em parceria com o programa de reflorestamento da ONG Projeto Água, desenvolvida para instruir a sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos.

O objetivo do Árvores na Minha Escola é plantar três mil mudas de árvore em 80 escolas municipais até dezembro. Além disso, estão previstas caminhadas ecológicas educativas nas trilhas da cidade com os alunos da rede pública, com aulas sobre os mais variados assuntos ambientais. A preocupação da pasta é reduzir os casos de crimes ambientais na cidade.

“Petrópolis é uma cidade com diversos recursos naturais e precisamos garantir que eles sejam preservados. É fundamental que os jovens da nossa cidade estejam integrados com os locais públicos que tenham acesso a natureza, além de aprenderem um pouco mais sobre a importância de preservamos e cuidarmos da natureza. Esse é um trabalho que vai garantir benefícios para o futuro do município, com menos ocorrências de crime”, garante Fred Procópio, secretário de Meio Ambiente.

Segundo a secretaria de Educação, Samea Ázara, existe a necessidade da mudança de hábitos da população para que o planeta se torne mais saudável no futuro. Ela ressalta a importância do trabalho de educação ambiental, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

“O plantio reforça a nossa missão de promover a educação ambiental nas escolas do município, além das aulas teóricas em sala de aula. As crianças adoram a atividade e são multiplicadoras de conhecimento, ou seja, reforçam a importância do plantio nas suas comunidades”, afirma.

Na Escola Municipal Professora Maria Campos da Silva, no Centro, os alunos plantaram 10 mudas e acompanham o desenvolvimento de cada uma. A diretora da instituição, Raquel Cunha, explica que a ação na juventude marca a vida das crianças, aumentando o carinho delas pela natureza.

“Os alunos participaram ativamente do plantio. Eles que regam as mudas, assistindo o desenvolvimento de cada árvore. É importante que eles criem essa relação com a natureza, não cometendo nenhum tipo de crime ambiental no futuro”, explica.

A atividade faz parte do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em agosto do ano passado e que tem o objetivo de aproximar as crianças e os adolescentes dos espaços naturais do município e ensinar a importância da preservação ambiental.

“A ideia é que as crianças e adolescentes disseminem a informação em casa, no seu bairro e com os amigos. É importante que a população saiba a importância de mantermos a área verde do nosso município”, completa Fred.