Os alunos matriculados nas escolas da rede municipal de Educação ainda podem participar das aulas gratuitas de judô, oferecidas pela prefeitura no Centro de Cultura Raul de Leoni. As vagas são para crianças de 8 a 13 anos e as atividades acontecem todas às quartas e sextas-feiras, de 9h às 11h.  As inscrições podem ser feitas das 8 às 16h na secretaria da Casa da Educação que fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

Graças à parceria entre a Casa da Educação e a Superintendência de Esportes e Lazer, as aulas são acompanhadas por um professor de educação física, que utiliza tatames, colchonetes e kimonos. No final da atividade, os alunos também recebem lanche composto de frutas e sucos.

“Com essa ação em conjunto da prefeitura, os alunos ganham mais oportunidades para a prática de atividade física no contra turno escolar”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, lembrando os benefícios da prática da modalidade.

“O judô contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas. Estimula também o pensamento tático, já que a velocidade do esporte obriga a criança a tomar decisões rápidas e decisivas em diferentes situações que seu oponente a coloca”, explica.

Eliane Moreira, de 32 anos, elogiou a iniciativa da prefeitura e leva seus dois filhos, David Gabriel, de 10, e Guilherme Miguel, de 9 anos, para as aulas nos dois dias. “É um complemento importante para os dois. Além do estudo, é importante que pratiquem alguma atividade física. É bacana a prefeitura oferecer atividades gratuitas como essa”, elogiou.

A secretária de Educação interina, Samea Ázara, destaca a importância do acompanhamento do aluno por um professor capacitado e lembra que, inscrita nas aulas, a criança preenche as atividades do dia a dia.

“O esporte é mais um instrumento de desenvolvimento integral do aluno como cidadão. Ajuda a lidar com as necessidades, expectativas, respeito e diferenças, qualificando o relacionamento com o outro”, disse Samea.

A Casa da Educação também oferece hoje mais de 200 vagas de ballet.  Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone 2246-8661.

“A proposta da prefeitura é oferecer mais atividades de forma gratuita para a população. No ano passado, por exemplo, foram mais de cinco mil pessoas atendidas dentro do Agita Petrópolis e nossa meta é aumentar a quantidade de pessoas beneficiadas”, completa Hingo.