Vinte e sete alunos de 8º e 9º anos da Escola Municipal Jorge Amado, que fica na Estrada da Saudade, se tornaram “Guarda por um dia” nesta quarta-feira (08.11). Eles participaram da ação que encerra as atividades do Programa Promotores da Paz (Proppaz) e tiveram a oportunidade conhecer um pouco da rotina dos guardas civis de Petrópolis.

Eles puderam ver o trabalho desenvolvido na orientação de trânsito, patrulhamento de pontos turísticos, foram ao canil da Guarda, à Secretaria de Educação, à prefeitura, entre outros locais. Após o almoço, os alunos fizeram uma visita guiada ao Palácio Rio Negro e conheceram um pouco da história do local que já serviu de casa de veraneio de presidentes da República.

O aluno do 8º ano, Matheus Silva, de 16 anos, gostou do passeio, mas destaca principalmente os instrutores do Proppaz. “Achei o passeio maneiro, é bom ter essa oportunidade de sair um pouco da escola para outra atividade. Mas o que mais gostei foi conhecer os guardas. Não tinha ideia de que eles tinham essa simpatia”, falou o garoto.

Inspetora da Escola Jorge Amado, Débora Melo acredita que o Proppaz proporciona uma outra imagem dos agentes perante os jovens. “O Proppaz conscientizou sobre o pensamento positivo, sobre os cuidados com a cidade e sobre as drogas. Isso vai ter um impacto muito importante. Se a escola perde o aluno para o mal, o Proppaz recupera e desmitifica a figura de violência das forças de segurança. Os guardas criam laços de amizade com eles”, destacou.

No segundo semestre de 2017, são 550 alunos que participam do Proppaz. Durante o curso, os jovens aprendem noções de cidadania, valorização da família, cultura da paz, educação para o trânsito, prevenção ao uso de drogas e motivação. Além das aulas em sala e da ação de encerramento, eles ainda participam dos “Jogos Proppaz”, com atividades esportivas e lúdicas entre os estudantes e os instrutores do Proppaz. Em nove anos de existência, mais de 2,3 mil alunos já se formaram como promotores da paz.

“Este é um trabalho que vai ter grandes consequências para o futuro da nossa cidade. Estamos formando jovens que ajudar a transformar suas casas, suas comunidades e nosso município em locais melhores para toda sociedade”, afirma o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

“A Secretaria de Educação oferece todo apoio necessário porque sabe da importância do Proppaz para a vida de cada um desses alunos. Muitos deles não tiveram a oportunidade de conhecer esses locais que visitaram agora e isso pode ajudar a expandir os horizontes”, diz o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Além deles, também vão participar do “Guarda por um dia” os estudantes dos colégios Nossa Senhora da Glória e Luiz Carlos Soares (Morin), Metodista (Centro), Pedro Amado e Irmã Cecília Jardim (Estrada da Saudade), além do grupo de patrulheiros da Comac e de jovens em condição de vulnerabilidade social que participam projeto “Eu construo meu amanhã”, também da Comac.