Tomaz Silva/Agência Brasil

Alunos da Escola Firjan SESI Petrópolis disputam etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica, em São Paulo

Após conquistarem o 3º lugar na etapa estadual em setembro, agora os estudantes da Escola Firjan SESI Petrópolis vão brigar por um lugar no pódio na etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), em Guarulhos (SP) neste fim de semana (07 e 08/12).

A equipe Dark Kaiser, formada pelos alunos: Ana Lívia Linhares; Ana Clara Vogel; Henrique Balthazar; Luísa Lopes; Lucas Cabral; Maria Eduarda Gonçalves; Nickolas Sixel e Thiago de Oliveira ­— vai disputar a categoria Middle 2 (12 a 15 anos). Eles terão a orientação dos professores Ana Paula Barbosa Pissurno e Robson Thomé.

“Será um desafio diferente, já que além da competição de robótica os alunos deverão apresentar os métodos de construção e eficácia do projeto que levou a equipe à final”, conta Robson Thomé.

A classificação para a etapa nacional foi conquistada com um projeto para a captação da água da chuva com coletores subterrâneos e reaproveitamento para abastecimento de animais. Naquele momento, o projeto não passava de esboço. Dessa vez, os jovens deverão apresentar um protótipo com todas as suas aplicações em funcionamento.

“Nossos alunos se empenharam muito no desenvolvimento deste projeto e acredito, assim como toda a equipe, que podemos alcançar bons resultados com a apresentação do projeto e a competição de robôs autônomos. Estamos confiantes”, destaca Ana Paula Pissurno.

O protótipo possui calhas no telhado do celeiro para a captação da água da chuva que é direcionada para um sistema de filtragem em uma cisterna central com capacidade de até 120 mil litros. A água poderá ser destinada para quaisquer utilidades do celeiro com o auxílio de uma bomba d’água acionada por energia solar. Á agua também chega a cisterna através da captação em canaletas espalhadas pelo terreno.

A competição é uma oportunidade para que crianças e jovens desenvolvam soluções inteligentes, científicas e tecnológicas. O evento reunirá 100 equipes de todo o Brasil, divididas em oito categorias definidas por idade: Baby, Kids 1, Kids 2, Middle 1, Middle 2, High, Universitary e Master.

Crédito da foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment