Alunos da Escola Firjan SESI em Petrópolis vencem etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes da Escola Firjan SESI em Petrópolis se tornaram bicampeões da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) realizada em 4 de agosto, em Teresópolis. A equipe formada pelos alunos Nicolas Angel França de Souza e Nathan de Souza Mendonça, do 7º ano e Lucas Cabral de Oliveira Ferreiras e Thiago de Oliveira Dias, do 8º ano do Ensino Fundamental, orientados pelo professor Robson Thomé, alcançaram a maior pontuação entre todas as escolas participantes para chegar ao primeiro lugar geral.

O torneio reuniu 19 equipes de escolas públicas e particulares de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo com disputa em dois níveis: de 6º ao 8º ano e 9º e Ensino Médio. Agora, os jovens disputarão a etapa Estadual que reunirá as 16 melhores escolas em 22 de setembro, em Volta Redonda.

A competição envolveu mais uma vez o uso de robôs autônomos. As máquinas pré-programadas devem se movimentar dentro de um percurso sem intervenção humana e resgatar as vítimas e as colocar em local seguro. Depois de três rodadas, os avaliadores dão o resultado da pontuação.

Olimpíada Brasileira de Robótica tem por objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Os desafios promovem a integração entre os estudantes e servem para apresentar novos horizontes e despertar o interesse dos jovens por temas como ciência e tecnologia por meio do estímulo à criatividade, dando espaço e valorizando a criação, a descoberta e o pensar de forma diferente.

A competição ocorre desde 2006 e, atualmente, é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para RoboCup, maior evento de robótica do mundo. Em 2017 foram mais de 140 mil participantes de todo o Brasil com mais de 3 mil equipes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment