A Casa do Visconde de Mauá, Museu Imperial, Casa do Colono e o Trono de Fátima foram alguns dos pontos turísticos que os alunos da EM João Kopke retrataram em forma de maquetes. O trabalho, realizado nas aulas das grades de História, Geografia e Turismo de Petrópolis e de artes, contou com a participação da comunidade. Os trabalhos ficaram em exposição na escola, como forma de homenagear Petrópolis pelos seus 175 anos que serão comemorados no dia 16 de março.

A atividade contou com a participação dos alunos do ensino fundamental II – matriculados do 6º ao 9º ano. “A equipe da escola está de parabéns pelo trabalho que é realizado com os alunos. Essas maquetes representam a história da nossa cidade e nada melhor do que estimular as crianças a aprender através de atividades diferenciadas”, disse a subsecretária de Educação, Marcia Palma.

Os alunos fizeram as pesquisas, elaboraram as maquetes e construíram os trabalhos. Alguns, com o auxílio dos pais. “Eles escolheram um ponto turístico, fizeram a pesquisa e construíram as maquetes. Estimulamos os pais e a comunidade a participarem e o resultado foi muito bacana. Trabalho há dezesseis anos na escola e em todos os anos realizamos atividades diferenciadas. Essa, em especial, teve esse resultado maravilhoso. Eles são verdadeiros artistas”, contou a professora criadora do projeto, Sueli Ribeiro.

Alunas do 9º ano, Letícia Chagas e Victória Aparecida Lobo construíram, com isopor, a Casa do Visconde de Mauá.

“Ao estudar sobre a vida do Visconde de Mauá, aprendi muito sobre a história dele, tudo o que ele fez em favor da sociedade e sobre a história da nossa cidade. Foi difícil. Ficamos dois dias estudando e em três dias fizemos a maquete, mas, o resultado ficou muito bacana”, disse Letícia.

“Foi um desafio muito grande, mas conseguimos fazer do jeito que imaginamos e isso nos animou muito”, contou Victória.

Tailane Miguez, também do 9º ano, construiu, sozinha, uma réplica da Casa de Santos Dumont. “Adorei ler sobre Santos Dumont, suas realizações e as particularidades da Casa. Fiquei muito feliz com o resultado final”.