Foto:Divulgação/Cefet-Rj

Aluno da Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis tem artigo aceito em simpósio internacional

O maior desafio do processo de pesquisa e escrita do artigo, segundo Thalis, foi conciliar a dedicação no projeto com as disciplinas da faculdade.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

De 4 a 8 de outubro, o Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe) reunirá pesquisadores, desenvolvedores, professores e estudantes para discutir e trocar experiências relacionadas às áreas de data mining (mineração de dados) e machine learning (aprendizado de máquina). Entre eles, estará o aluno do 6º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis Thalis Duarte Galeno, que teve seu artigo “A sketch for the KS test for Big Data” aceito para o evento.

“É muito gratificante ter o reconhecimento do nosso trabalho pela comunidade científica, contribuir com o desenvolvimento da área e ainda poder representar o Cefet/RJ”, comemorou Thalis. Seu artigo aborda a detecção de mudanças em fluxo de dados, o que gera um grande impacto em algoritmos de aprendizado de máquina para fluxo contínuo. De acordo com o professor do campus Petrópolis Douglas Cardoso, orientador de iniciação científica (IC) de Thalis e co-autor do trabalho, a pesquisa propõe uma técnica para monitoramento em tempo real de dados, que pode ser útil em diversas áreas, como a da saúde, para o acompanhamento de pacientes através de sensores; a de sistemas elétricos e de telecomunicações, para o controle da carga de rede; a de astronomia, para a detecção de alterações de sinais do espaço de capturados através de radiotelescópios, entre outras.

Foto: Divulgação/CEFET-RJ

“O trabalho resulta não apenas de uma ideia promissora, mas principalmente de todo esforço do Thalis, que topou o grande desafio que propus a ele enquanto seu orientador de IC, e também da colaboração internacional do professor João Gama, da Universidade do Porto. Esperamos ainda realizar novas descobertas científicas com base nestas ideias, explorando-as em maior profundidade”, ressaltou Douglas.

O maior desafio do processo de pesquisa e escrita do artigo, segundo Thalis, foi conciliar a dedicação no projeto com as disciplinas da faculdade, algo que exige muita organização e planejamento: “um artigo científico é um trabalho de longo prazo, então é preciso manter o foco e a motivação por um longo tempo. Contudo, acredito que todo o aprendizado e experiência obtidos durante essa trajetória serão levados para a vida e compensam todo o esforço”.

O KDMiLe está sendo organizado pelo Cefet/RJ nesta edição de 2021 e será realizado inteiramente em formato on-line, em conjunto com a 36ª edição do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados 2021 (SBBD), uma das principais conferências brasileiras sobre ciência de dados e Big Data.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.