Alunas do CIEP Cecília Meireles realizam ação para conscientizar sobre o trânsito seguro

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Trânsito. Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro.

O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. Justamente para lembrar estes objetivos, um grupo de alunas do CIEP Cecília Meireles, localizado na Estrada União e Indústria, no bairro Corrêas, em Petrópolis, decidiu agir e foi para as ruas na tentativa de conscientizar motoristas e pedestres que passavam pela Praça Dom Pedro.

Ana Vitória, Bárbara, Kethleen e Maria Antônia, alunas da turma 3001 integral, elaboraram artesanalmente panfletos e cartazes que foram expostos e distribuídos aos motoristas que passavam pela Praça Dom Pedro. A ação espontânea do grupo, foi realizada entre 13h e 14h.

A professora de Empreendedorismo, Paula Vaz, orgulhosa em acompanhar a ação das meninas, explicou como se deu a ideia do projeto.

Nosso trabalho começou em junho de 2018 e na época parecia muito distante a conclusão do projeto. Hoje, fechando a Semana Nacional do Trânsito, fizemos a última ação antes da entrega do portfólio”, explicou Paula.

É interessante perceber que o interesse vai além da carteira. Pouco a pouco, foram descobrindo a importância de conscientização para um trânsito mais seguro. A ação de hoje foi sugestão da aluna Ana Vitória. Semana passada fizemos uma ação pensando nos deficientes auditivos. Foram as alunas Bárbara e Kethleen que deram a ideia. É gratificante acompanhar a evolução também na forma de pensar e agir desses jovens“, enfatizou a professora sobre a autoria dos projetos.

Desde junho do ano passado, as meninas do Ciep e outros alunos da unidade escolar fizeram parte do Projeto Escola no Caminho do Motorista, realizado pela Seeduc em parceria com o Detran. O projeto possibilita que jovens de 46 escolas estaduais obtenham gratuitamente a parte teórica da habilitação. Alunos de 10 destas escolas ganharão também a parte prática do curso de condutor que possibilita a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os alunos das escolas concorrentes, para serem contempladas com a parte prática e teórica, precisarão desenvolver ações de conscientização para o trânsito. As 10 escolas com projetos mais consistentes serão as vencedoras. Cada escola vencedora terá 25 alunos selecionados para concluir o curso e obter a CNH.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment