Alterada a idade mínima para que crianças e adolescentes viajem sozinhos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Entrou em vigou a Lei 13.812/2019 que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente modificando a idade para que menores possam viajar sozinhos sem necessidade de autorização.

Antes da Lei que entrou em vigor em março de 2019, a exigência da autorização judicial para viagens sem os responsáveis era apenas para menores de 12 anos, com a nova lei adolescentes até 16 anos só podem viajar desacompanhados se tiverem autorização judicial.

A autorização não é exigida nos casos de municípios muito próximos ou municípios incluídos na mesma região metropolitana, que façam parte do mesmo Estado.

Outra exceção é quando o menor de 16 anos estiver acompanhado de pais, avós e tios desde que estas relações sejam comprovadas por documento oficial.

Sendo assim, somente a partir dos 16 anos de idade que os adolescentes poderão viajar sozinhos sem autorização judicial.

As autorizações judiciais são obtidas nos Juizados da Infância e da Juventude do município. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Dia do consumidor

O dia do consumidor tem origem no Estados Unidos instituído pelo presidente John Kennedy em um discurso feito em 15 de março de 1962, como

Direito do Consumidor no Carnaval

Carnaval chegando e vale a pena deixar algumas dicas para aproveitar a folia, essa festa envolve uma série de serviços que se caracterizam em relações

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.